Topo

Após goleada para o Fluminense, Bahia oficializa a saída de Paulo Roberto Falcão

Falcão deixa o Bahia com 53,7% de aproveitamento: 16 vitórias, 10 empates e 10 derrotas - Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Falcão deixa o Bahia com 53,7% de aproveitamento: 16 vitórias, 10 empates e 10 derrotas Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/07/2012 09h43

Falcão não é mais técnico do Bahia. Ele não resistiu à goleada de 4 a 0 para o Fluminense e teve sua saída confirmada na madrugada desta sexta-feira pela diretoria tricolor. Foi a terceira derrota seguida da equipe na Série A, resultados estes que a deixaram na vice-lanterna da tabela ao final desta décima rodada, à frente apenas do Atlético-GO.

“Em virtude de preservar e se preocupar com o Esporte Clube Bahia, o técnico Paulo Roberto Falcão, em decisão conjunta com o presidente Marcelo Guimarães Filho, entenderam que não deveria continuar com o trabalho à frente da equipe”, declarou o clube em nota oficial. Falcão deixa o Bahia com 53,7% de aproveitamento, sendo 16 vitórias, dez empates e dez derrotas.

Paulo Roberto Falcão acertou com o Bahia em fevereiro de 2012, quase um ano após ser demitido do Internacional. E logo em sua primeira competição pelo clube tricolor, o técnico ajudou o Bahia a quebrar um tabu de 11 anos sem títulos estaduais. A conquista ainda teve um gosto especial, já que foi em cima do maior rival, o Vitória.

Na Copa do Brasil, Falcão até foi bem: levou o Bahia às quartas de final, sendo eliminado pelo Grêmio após derrotas em Pituaçu (2 a 1) e no Olímpico (2 a 0). A situação começou mesmo a ficar crítica no decorrer do Campeonato Brasileiro. A única vitória em dez rodadas aconteceu no dia 17 de junho, sobre o Sport, no Pituaçu. Fora isso, foram quatro empates e cinco derrotas.

A última delas aconteceu na última quinta-feira, no Engenhão, e foi feia: goleada de 4 a 0 para o Fluminense. Logo após o apito final, Falcão e diretoria preferiram não adiantar qual seria o futuro do treinador, mas horas depois, foi confirmado o que todos já esperavam. Um dos nomes especulados para substituir Falcão é o de Caio Junior, ex-técnico de Palmeiras e Botafogo.

No domingo, contra o Coritiba, em Pituaçu, o Bahia será treinado pelo auxiliar técnico Eduardo Barroca.