Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

França despacha Inglaterra e segue na rota para repetir Brasil-1962

Giroud comemora o seu quarto gol no Qatar, tento que classifica a França à semifinal e elimina a Inglaterra - FRANCK FIFE / AFP
Giroud comemora o seu quarto gol no Qatar, tento que classifica a França à semifinal e elimina a Inglaterra Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Colunista do UOL

10/12/2022 18h01Atualizada em 10/12/2022 18h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos sobre França 2 x 1 Inglaterra, partida que classificou a seleção francesa para enfrentar, na condição de favorito, Marrocos na semifinal, quarta (14/12), às 16h. Desde 1962, quando o Brasil conquistou o bicampeonato, que nenhuma seleção vence duas Copas consecutivas... A França, do fenômeno Mbappé, pode repetir a história!

1) Campeão mundial como jogador e treinador, a exemplo de Zagallo e Beckenbauer, Didier Deschamps merece todo o respeito. Dados os muitos desfalques, o técnico faz um trabalho que merece todos os aplausos. A França chega à semifinal mesmo sendo, entre as grandes seleções, a quem tem menos opções de banco no Qatar.

2) Tchouaméni, autor do gol inaugural francês (e autor do pênalti em Saka que ofereceu o 1 a1 a Kane), é um dos grandes volantes da Copa do Mundo do Qatar. O jogador, que foi contratado pelo Real Madrid para substituir Casemiro, também superou o bom Mundial do brasileiro.

3) Com a classificação francesa à semifinal, Mbappé, que foi discreto contra a Inglaterra, segue como favorito para, além do título, ser o artilheiro e o craque da Copa do Mundo. Messi (o melhor jogador do milênio) e a Argentina são os principais adversários para as conquistas individuais e a coletiva do melhor jogador da atualidade.

4) Giroud não é o melhor atacante da história da França. Não joga mais do que jogou Henry nem tem o mesmo talento de Benzema, compatriota eleito o melhor do mundo na última temporada. Mas o maior artilheiro da história da seleção francesa (números não dizem absolutamente nada sem contexto e análise), campeão mundial em 2018 sem marcar um golzinho, fez o quarto neste Mundial contra a Inglaterra. E, com ele, o ambiente coletivo da França é muito mais harmônico do que seria com Benzema no comando de ataque.

5) A desclassificação da Inglaterra não apaga a ótima Copa de Bellingham! A seleção inglesa tem um meio-campista para mais três Mundiais. Ou, como preferem os "planejadores" afetados, é jogador para três "ciclos".

6) Para quem ainda não entendeu, ou finge não entender, que "ciclo" é uma bobagem que não serve para absolutamente nada, que a única coisa que interessa em futebol de seleção é a Copa, é só comparar o que Dinamarca e França fizeram na Liga das Nações (ou "Nations League", como preferem os colonizados fanáticos e bregas)

7) A Inglaterra, que ganhou uma única Copa no apito, em casa, em 1966, tem uma geração que, mesmo subaproveitada pelo fraco técnico Southgate, poderia ir mais longe. Os ingleses seriam favoritos contra Croácia, Marrocos e Holanda e fariam duelos de igual para igual com Argentina ou Brasil, mas o cruzamento foi cruel e colocou a favorita França no caminho. E, além do destino, a Fifa dificultou ainda mais a vida inglesa com a escala de arbitragem. Como prêmio de consolação, os ingleses podem festejar o importantíssimo triunfo na supimpa posse de bola: Inglaterra 57% x 43% França, segundo o Sofascore. Uhu!

Wilton - Franck Fife/AFP - Franck Fife/AFP
O brasileiro Wilton Pereira Sampaio ignorou pênalti escandaloso sofrido por Kane, o que surpreendeu um total de zero pessoas que acompanha a sua carreira no futebol brasileiro
Imagem: Franck Fife/AFP

8) O péssimo Wilton Pereira Sampaio exportou a ridícula arbitragem brasileira para o mundo! O fanfarrão ignorou um pênalti claro, sofrido por Kane, para a Inglaterra. O lance, que poderia mudar o ritmo da prosa, foi no primeiro tempo, quando o placar já mostrava a França em vantagem. Gol este que, antes, na origem, teve uma falta em Saka também ignorada pelo fraquíssimo soprador de apito brasileiro. No segundo tempo, no entanto, nem o Wilton Pereira Sampaio teve coragem de não ver a penalidade de Tchouaméni em Saka, Agora, para marcar a outra penalidade, ainda mais óbvia, esta desperdiçada de forma bizarra por Kane, o juiz precisou da intervenção do VAR. Se há quem ainda discuta se o Brasil é ou não o país do futebol, não resta dúvida que somos terceira divisão em matéria de apito!

9) Depois do show da galera argentina, na vitória nos pênaltis sobre a Holanda, e da torcida marroquina, na histórica classificação sobre Portugal, fica ainda mais chocante constatar a total ausência de ambiente no clássico França 2 x 1 Inglaterra. Se tirassem os dois times de campo e colocasse um tenista de cada país para se enfrentarem no mesmo estádio, a plateia seria perfeita. Ainda que menos participativa, na média, com Roland Garros e Wimbledon.

Casablanca - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Casablanca" (1942), de Michael Curtiz
Imagem: Reprodução

10) Atual campeã, a França é a maior favorita ao título e, pois, é quem tem mais obrigação contra Marrocos. Mas, nesta Copa (é verdade que em um contexto bem diferente, com a reservada e já classificada), a França já viveu a experiência de perder para a Tunísia. Respeito ao adversário, em semifinal de Copa, é fundamental. Enquanto a semifinal não chega, vejam e revejam o clássico "Casablanca": "nós sempre teremos Paris".

PS: Força, Pelé!

AQUI todas as colunas Vitor Guedes

Leia as colunas dos jogos da Copa do Mundo do Qatar

Marrocos 1 x 0 Portugal

Argentina 2 x 2 Holanda

Brasil 1 x 1 Croácia

Portugal 6 x 1 Suíça

Marrocos 0 x 0 Espanha

Brasil 4 x 1 Coreia do Sul

Croácia 1 x 1 Japão

Inglaterra 3 x 0 Senegal

França 3 x 1 Polônia

Argentina 2 x 1 Austrália

Holanda 3 x 1 Estados Unidos

Camarões 1 x 0 Brasil

Polônia 0 x 2 Argentina e Arábia Saudita 1 x 2 México

País de Gales 0 x 3 Inglaterra e Irã 0 x 1 Estados Unidos

Holanda 2 x 0 Qatar e Senegal 2 x 1 Equador

Portugal 2 x 0 Uruguai

Brasil 1 x 0 Suíça

Coreia do Sul 2 x 3 Gana

Sérvia 3 x 3 Camarões

Espanha 1 x 1 Alemanha

Croácia 4 x 1 Canadá

Bélgica 0 x 2 Marrocos

Japão 0 x 1 Costa Rica

Argentina 2 x 0 México

França 2 x 1 Dinamarca

Polônia 2 x 0 Arábia Saudita

Tunísia 0 x 1 Austrália

Inglaterra 0 x 0 Estados Unidos

Holanda 1 x 1 Equador

Qatar 1 x 3 Senegal

País de Gales 0 x 2 Irã

Brasil 2 x 0 Sérvia

Portugal 3 x 2 Gana

Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul

Suíça 1 x 0 Camarões

Bélgica 1 x 0 Canadá

Espanha 7 x 0 Costa Rica

Alemanha 1 x 2 Japão

Croácia 0 x 0 Marrocos

França 4 x 1 Austrália

México 0 x 0 Polônia

Dinamarca 0 x 0 Tunísia

Argentina 1 x 2 Arábia Saudita

Estados Unidos 1 x 1 País de Gales

Senegal 0 x 2 Holanda

Inglaterra 6 x 2 Irã

Qatar 0 x 2 Equador

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja também:

Desenhando o fracasso do Brasil em 10 pontos óbvios

Palpites das quartas de final

Balanço, pitacos, craque, decepções e seleção da Copa até as oitavas

Final contra a França é o cenário perfeito para a redenção

Neymar, 30, não alcançou Messi nem CR7 e já foi ultrapassado por Mbappé

10 perguntas que Tite não respondeu porque não foram feitas

Erros crassos e óbvios da convocação de Tite

Dinamarca é o retrato bem acabado do fracasso do eurocentrismo colonizado

Entrevista coletiva na seleção brasileira é perda de tempo

Daniel Alves é um absurdo completo, mas Tite tem obrigação de escalá-lo

Desfalques de Neymar e Danilo aumentam responsabilidade de Tite

Palpites da 2ª rodada da fase de grupos

Thiago Silva de capitão é erro crasso

Waka Waka eterno de Shakira

Vexame argentino reitera a importância de Tite escalar Vini Jr!

Palpites do Basílio e do Vitor Guedes para a 1ª rodada da fase de grupos da Copa

AQUI a análise da seleção inglesa feita por Paulo Andrade, Bernardo Ramos, Rafael Oliveira, Rodrigo Coutinho e eu.

E me siga no Twitter e no Instagram