Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Croácia 0 x 0 Marrocos reitera: só tem bobo na Copa!

Bono, goleiro de Marrocos, faz grande defesa em finalização do croata Vlasic: 0 x 0! - Justin Setterfield/Getty Images
Bono, goleiro de Marrocos, faz grande defesa em finalização do croata Vlasic: 0 x 0! Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

Colunista do UOL

23/11/2022 08h55Atualizada em 23/11/2022 09h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O grande perdedor foi quem, como eu, cidadão latino-americano sem dinheiro no banco, madrugou para ver uma pelada fraca de marré-marré!

Que bobos...

O equilíbrio visto no borocoxô Croácia 0 x 0 Marrocos atesta, para a sóbria legião da boa vontade que gosta de ver o copo meio cheio, que não há mais bobo no futebol., que uma seleção africana, que nem é a mais forte do seu continente, pode duelar de igual para igual com a vice-campeã mundial liderada por um ex-melhor do mundo, que ainda é destaque do Real Madrid...

Ah, que bobos...

Ou, para a legião de Saraivas (da qual, orgulhosamente, faço parte e tenho talento e humor para presidi-la), é o recibo de que, no futebol de agora, ao contrário de outrora, tem bobos para todos os lados e continentes que, no mundo globalizado de hoje, multiplicam-se como Gremlins. Está todo o mundo jogando o mesmo nada e o respeitável público, que não foi ao Qatar nem lotou a arena, perdeu quase nada!

Bono, goleiro marroquino, e Livakovic, arqueiro croata, trabalharam bem quando exigidos, mantiveram o equilíbrio e garantiram o 0 a 0 em partida fraca para regular à Polônia 0 x 0 México, Dinamarca 0 x 0 Tunísia...

Chega de bobagem, respeitável público, e vamos à constatação que interessa: o estádio Al Bayt, com massacrante maioria marroquina, estava com mais lugares vazios que a minha Javari em jogos vespertinos pela Copa Paulista. A presença de croatas na arena lembrou a invasão de torcedores do Juventude quando a equipe de Caxias do Sul enfrenta o Bahia na Fonte Nova ou Remo no Mangueirão.

Impressiona a falta de torcedores europeus no Qatar. Seleções tradicionais e candidatas ao título como a França, atual campeã, não levaram ninguém à Copa! Com exceção da Arábia Saudita, que faz fronteira com o país sede, com o próprio Marrocos, que fica no Norte da África e, pois, relativamente próximo ao Oriente Médio, México, que sempre atrai uma multidão de fanáticos, e Argentina e Brasil, com uma maioria de fãs terceirizados da Índia e Bangladesh, o Mundial não atraiu turistas/torcedores e não pegou.

E não precisa ser nenhum gênio para constatar que a falta de clima na arquibancada e no país afeta técnica e animicamente os jogos! Parabéns aos idiotas mercantilistas envolvidos que venderam o Mundial onde não se pode, por imposição estatal, fazer festa de Mundial nem se aceita a cultura dos outros lugares!

Impressiona, sim, mas não surpreende, não. Ao entregar a alma para mudar o calendário mundial do futebol para levar o Mundial para um estado autocrático, que criminaliza homossexualidade, viola respeita direitos humanos e convive com imigrantes que trabalham em condições análogas à escravidão, a Fifa, na prática, abriu mão de boa parte do público que estaria presente, por exemplo, se a Copa fosse em junho/julho, no verão europeu, em algum país que não regula a sexualidade, a religião nem a cervejinha de ninguém.

A segunda rodada do Grupo F está programada para domingo (27/11): às 10h, Marrocos x Bélgica; às 13h, Croácia x Canadá! Pode acontecer qualquer coisa! O mais provável, no entanto, é que não aconteça quase nada!

Leia as colunas dos jogos:

França 4 x 1 Austrália

México 0 x 0 Polônia

Dinamarca 0 x 0 Tunísia

Argentina 1 x 2 Arábia Saudita

Estados Unidos 1 x 1 País de Gales

Senegal 0 x 2 Holanda

Inglaterra 6 x 2 Irã

Qatar 0 x 2 Equador

Análises e projeções de Basílio e Vitor Guedes da primeira fase do Mundial do Qatar

Grupo A: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo B: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo C: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo D: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo E: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo F: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo G: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo H: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja também:

Waka Waka eterno de Shakira

Vexame argentino reitera a importância de Tite escalar Vini Jr!

Tite pode cometer o crime de deixar Vinícius Júnior no banco, AQUI

Palpites do Basílio e do Vitor Guedes para a 1ª rodada da fase de grupos da Copa

AQUI a análise da seleção inglesa feita por Paulo Andrade, Bernardo Ramos, Rafael Oliveira, Rodrigo Coutinho e eu.

E me siga no Twitter e no Instagram


O UOL News Copa desta quarta-feira (23) analisa a escalação ofensiva de Tite, Marrocos x Croácia, a ressaca argentina, a estreia de favoritas no Mundial, como Alemanha, Bélgica e Espanha, e mais notícias. Confira: