Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Zebra saudita dá coice no lixo do VAR e derruba Argentina e bolões

Lionel Messi, que fez de "pênalti" inventado, lamenta chance; Arábia Saudita virou em zebra histórica - Matthias Hangst/Getty Images
Lionel Messi, que fez de "pênalti" inventado, lamenta chance; Arábia Saudita virou em zebra histórica Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Colunista do UOL

22/11/2022 09h07Atualizada em 22/11/2022 09h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chupa, VAR! Parabéns, Arábia! Não chore, Argentina! Viva o futebol!

Argentina 1 x 2 Arábia Saudita foi a virada da mística do futebol sobre os idiotas que querem transformar o jogo mais apaixonante no planeta em uma versão de campo sem sal do joguinho de videogame FIFA 23.

Mais realista do que os reis e príncipes, o escandaloso e malcheiroso VAR operou, mas fracassou. Os deuses da bola são mais fortes do que a incompetência fétida dos canalhas (ou, na melhor das hipóteses, incompetentes) que operam o apito do planeta bola e a Arábia Saudita fez história com uma vitória tão improvável quanto sensacional!

O apito, lixo do VAR protagonista, mudou a ordem dos fatores ao criar pênalti para Argentina e anular gol por suposto impedimento também para os bicampeões mundiais, mas não conseguiu interferir na magia inexplicável do jogo e a primeira vitória saudita em uma estreia de Copa já está na história como umas das maiores e fantásticas zebras.

Pelo retrospecto das equipes, era de se esperar em uma vitória tranquila dos sul-americanos, placar conquistado com alguma naturalidade. No entanto, a turma que adora apostar em azarão nos bolões jogava na máxima, verdadeira, que o futebol é um esporte que, eventualmente, prega peças, esporte onde um time pequeno, mesmo bombardeado, resiste e segura um 0 a 0... E, às vezes, numa bola vadia ou numa bola parada, encontra até o tento da vitória...

No entanto, essa hipótese, que faz toda a graça do futebol, pareceu ficar ainda mais improvável logo de cara, aos 7 minutos, por culpa do lixo maldito, escandaloso e criminoso do VAR, esse assassino do futebol. De forma intervencionista, ficcional e absurda, essa joça, como bem define Marília Ruiz, INVENTOU uma "penalidade" de Abdulhamid em Paredes e chamou o banana do juiz encarnado Slavko Vincic, que concordou com a insanidade e apontou para a cal. Escárnio!

A cobrança perfeita de Messi e o gol de "pênalti", aos 9 minutos, foi manchado e maculado pela operação do VAR. A mesma desgraça inconfiável que, aos 21 minutos, anulou o 2 a 0 assinado por Messi por suposto "impedimento" de ombro. A máquina não é infalível e não opera sem margem de erro! Como futebol, graças a Deus, não é matemática, não dá para dizer que menos com menos é mais e que ficou elas por elas... À vera, ninguém sabe o que seria o jogo se a rota não tivesse sido escandalosamente alterada com o "pênalti".

No entanto, a força do futebol, insisto, é maior que a vontade dos poderosos em assassiná-lo e insiste em sobreviver no campo. A Argentina não soube aproveitar o presente do VAR para matar o jogo e virou acomodado na vantagem mínima. Logo no início do segundo tempo, Al Shehri empatou e, com o rival ainda sentindo o golpe, Al Dawsari virou com um tirambaço que surpreendeu Martinez.

Em desvantagem, o time de Lionel Scaloni se atirou ao ataque, mas sem a organização e a calma desejadas. O empate poderia sair em um lance individual de Messi ou em alguma interferência patética do VAR, mas não foi o que aconteceu para a tristeza dos argentinos de fato e também para a maior torcida terceirizada do Qatar.

Em um jogo em que Messi, no seu quinto e último Mundial, fez a sua partida 166 e marcou o seu gol de número 92 com a camisa argentina e igualou Pelé, Uwe Seeler, Miroslav Klose e Cristiano Ronaldo marcando gol em quatro Copas, a Argentina apanhou da Arábia e perdeu também a invencibilidade de 36 jogos e a chance de igualar o recorde italiano.

A segunda rodada do Grupo C será disputada no sábado: às 10h, a Arábia encara a Polônia; às 16h, tem Argentina x México. Virou drama, hermano! Seja o que os deuses do futebol e a cabine do VAR quiserem!

Leia as colunas dos jogos:

Estados Unidos 1 x 1 País de Gales

Senegal 0 x 2 Holanda

Inglaterra 6 x 2 Irã

Qatar 0 x 2 Equador

Análises e projeções de Basílio e Vitor Guedes da primeira fase do Mundial do Qatar

Grupo A: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo B: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo C: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo D: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo E: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo F: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo G: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo H: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja também:

Waka Waka eterno de Shakira

Palpites do Basílio e do Vitor Guedes para a 1ª rodada da fase de grupos da Copa

Tite pode cometer o crime de deixar Vinícius Júnior no banco, AQUI

AQUI a análise da seleção inglesa feita por Paulo Andrade, Bernardo Ramos, Rafael Oliveira, Rodrigo Coutinho e eu.

E me siga no Twitter e no Instagram

Como foi Argentina x Arábia Saudita: Veja análises sobre derrota na estreia de Messi na Copa do Mundo 2022