Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Inglaterra brilha como o arco-íris de Scott, massacra Irã e mostra força!

Saka, autor de dois gols, foi o craque da goleada inglesa sobre o Irã - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Saka, autor de dois gols, foi o craque da goleada inglesa sobre o Irã Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Colunista do UOL

21/11/2022 12h13Atualizada em 21/11/2022 13h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Inglaterra 6 x 2 Irã deixou claro que, com 32 seleções, há espaço para muito time ruim como o Irã na Copa do Mundo! Imagine com 48, como está previsto para a edição 2026! Os ingleses, atuais vice-campeões europeus e semifinalistas no Mundial-2018, mostraram que podem surpreender. E olha que nem teve gol do craque e capitão Kane!

O experiente português Carlos Queiroz, que sempre foi chegado numa retranca, ofereceu a bola à Inglaterra e recuou as suas linhas na fracassada tentativa de resistir ao bombardeio adversário. O goleiro Beiravand, sangrando muito no nariz após choque, até tentou continuar em campo, mas teve se ser substituído quando o placar estava 0 a 0. Coube ao reserva Hosseini a tarefa inglória de ir buscar as bolas inglesas no fundo da rede.

A verdade é que foi uma teta! gigantesca! A Inglaterra, mesmo sem colocar o pé embaixo, assumiu a rédea desde o pontapé inicial. E, com extrema naturalidade e constrangedora facilidade, abriu o placar com Bellingham. Com a porteira aberta, Saka ampliou. O time iraniano correu todo para cima do pavão Raphael Claus pedindo falta (inexistente) de Maguire na origem. Ainda grogue, o Irã recebeu o terceiro golpe, com Sterling cumprimentando para a rede o centro açucarado de Kane.

Vira 3, acaba 6.

Mesmo sem forçar, em jogada individual Saka, o melhor em campo, fez o seu segundo, o quarto dos europeus. Na seguida, Taremi, lembrando Oscar no 7 a 1 de 2014, diminuiu para os iranianos. O gol só valeu para ver a festa de mulheres iranianas, que são impedidas de irem aos estádios no seu país, presentes no Qatar.

Rashford, que entrou no lugar de Saka, fez o quinto, e Grealish assinou o sexto!

No final, em "pênalti" ridículo inventado pelo lixo maldito do VAR, Taremi fez o seu segundo e diminuiu. Final, 6 a 2

Na sexta, a Inglaterra enfrenta os Estados Unidos (16h, no horário da ZL); e antes, às 7h, o Irã mede forças com o País de Gales. E já dá para antecipar: os ingleses estão nas oitavas! e podem ir longe E o Irã, medonho, irá se despedir antes dos mata-matas!

VERGONHA E PRECONCEITO PADRÕES FIFA

O Mundial ser no Qatar (ditadura fundamentalista que não respeita os direitos humanos, em que imigrantes trabalham em condições análogas à escravidão e país onde a homossexualidade é considerada crime) é uma vergonha para a humanidade! Absurdo padrão Fifa, culpa que a mercantilista entidade máxima do futebol divide com as confederações continentais e com as federações dos países que venderam até a alma para elegerem o país-sede.

Já que o clima, ao contrário da cartolagem, não se corrompeu e foi impossível manter os jogos para junho/julho, a Fifa mexeu até no calendário para deslocar a competição para o final do ano. Com a vergonha sacramentada, a Fifa, presidida por Gianni Infantino (o atual careca que disse ter sofrido bullying na infância por ser ruivo: oh, dó), tinha a opção de usar de hipocrisia para dar uma pitada de simulacro de civilização ao evento ou dar uma voadora no balde e mandar para escanteio qualquer verniz de decência.

E, para a surpresa de um total de zero pessoas, é claro que a opção foi por mandar às favas o respeito à humanidade. O Qatar criminaliza a comunidade LGBTQIA+? Pois a Fifa, solidária a esse absurdo, ficou ao lado da ditadura fundamentalista e proibiu o capitão da Inglaterra (Kane) de usar a braçadeira com as cores do arco-íris! A Inglaterra se mostrou disposta a pagar multa para defender a causa? Sim, então a Fifa apelou para punição esportiva e, como Kane poderia ser amarelado e ficar pendurado no jogo e no Mundial, teve que abortar a manifestação em favor da diversidade e usou uma faixa genérica com os dizeres "no discrimination", discriminação não em inglês.

Como a Fifa não proibiu manifestação contra o preconceito racial, os jogadores da Inglaterra puderam se ajoelhar antes do apito inicial.

protesto da inglaterra contra o racismo - Alex Pantling - The FA/The FA via Getty Images - Alex Pantling - The FA/The FA via Getty Images
Jogadores da Inglaterra ajoelharam em protesto antes do apito inicial
Imagem: Alex Pantling - The FA/The FA via Getty Images

Se as federações são cúmplices e coniventes à Fifa em relação à homofobia, a corajosa Alex Scott não é. Parabéns à ex-jogadora da seleção inglesa e atual comentarista da BBC por usar a braçadeira "One Love" com as cores do arco-íris na cobertura da partida realizada no Khalifa International Stadium (estádio Khalifa Internacional), palco em que morreu o operário inglês Zac Cox. Scott brilhou ainda mais que a seleção inglesa: golaço!

Alex Scott merece desfilar em tapete persa vermelho para ser aplaudida por toda a população civilizada do planeta!

Alex Scott - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
Alex Scott usou a braçadeira de arco-íris proibida pela Fifa
Imagem: Reprodução/BBC

Leia a crônica do jogo Qatar 0 x 2 Equador

Análises e projeções de Basílio e Vitor Guedes da primeira fase do Mundial do Qatar

Grupo A: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo B: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo C: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo D: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo E: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo F: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo G: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Grupo H: veja AQUI as análises do Basa e do Vitão.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja também:

AQUI a análise da seleção inglesa feita por Paulo Andrade, Bernardo Ramos, Rafael Oliveira, Rodrigo Coutinho e eu.

Palpites do Basílio e do Vitor Guedes para a 1ª rodada da fase de grupos da Copa

Tite pode cometer o crime de deixar Vinícius Júnior no banco, AQUI

Waka Waka eterno de Shakira

E me siga no Twitter e no Instagram