Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

França de Mbappé, o melhor do mundo, tem bola para repetir Brasil-1962

Mbappé comanda a festa: craque assinou dois gols e deu o outro para Giroud no passeio francês sobre a Polônia - FRANCK FIFE / AFP
Mbappé comanda a festa: craque assinou dois gols e deu o outro para Giroud no passeio francês sobre a Polônia Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Colunista do UOL

04/12/2022 13h57Atualizada em 04/12/2022 13h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos sobre França 3 x 1 Polônia, placar construído com dois gols e passe ("assistência" é frescura de basqueteiro) para gol de Mbappé, o melhor jogador do mundo com folga.

1) Giroud, o maior artilheiro da história da França (o que prova que números, sem contexto, mentem), aproveitou passe açucarado de Mbappé para colocar a França em vantagem já no finalzinho da primeira etapa, momento decisivo para não deixar a zebra ganhar força psicológica no confronto. Mbappé, que fechou o placar no segundo tempo com dois gols (o último uma verdadeira pintura), é o craque da Copa até aqui. Fez seu nono gol em Copas, o quinto no Qatar, assumindo a artilharia isolada da edição atual. Nos acréscimos dos acréscimos, o VAR deu um pênalti para Lewandovski descontar. O juiz ainda mandou voltar

2) Benzema foi eleito, com justiça, o melhor jogador do mundo na última temporada. Mas Mbappé, que, pela idade, ainda não atingiu o auge, já é um jogador melhor que o seu ex-colega de seleção francesa.

3) Mbappé ainda não atingiu (e talvez nunca alcance) o melhor nível de Messi e Cristiano Ronaldo, mas, hoje, é (o que é diferente de estar) o melhor futebolista do mundo. Com alguma folga. Ninguém, hoje, sobra em potência, velocidade e habilidade quanto o 10 francês. Com todo o respeito a todos os outros, incluindo Messi e Neymar, os seus companheiros de PSG.

4) Mesmo afetada por uma série de lesões, Benzema citado incluso, a França, individualmente, ainda é a melhor seleção do mundo e pode repetir o que não acontece desde o Brasil de 1962, ser bicampeã de forma consecutiva.

5) Griezmann, que não é um goleador nato nem um velocista para fazer o papel de ponta-ponta ("externo desequilibrante") rende muito mais neste papel de meia centralizado por trás do centroavante (o antigo ponta de lança ou "jogador da zona 14"), função que permite ao craque distribuir, armar e também aparecer como finalizador. A importância dele para o esquema francês pode ser ilustrada pelo fato de Neymar e Messi ter a mesma função, respectivamente, no Brasil e na Argentina.

6) Não é à toa que Raphinha é reserva de Dembélé no Barcelona. Apesar de potenciais parecidos, o momento do francês é superior.

7) Lloris não é o Zidane jogando com os pés nem aparece na lista dos três melhores goleiros do mundo, mas é confiável, seguro e experiente. E fez a defesa do jogo ao evitar o gol de Zielinski quando o placar apontava 0 a 0 já na parte final da primeira etapa. Na sequência do lance, já batido, viu Varane tirar de cima da linha o chute de Kaminski.

8) Didier Deschamps não é o Rinus Michels, mas, a exemplo de Beckembauer e Zagallo, é campeão mundial tanto como jogador quanto com treinador e merece muito respeito. Não é qualquer treineiro um que conseguiria driblar tantos desfalques e administrar o ego e a vaidade do vestiário campeão francês.

9) A Polônia, que jogou menos que Arábia Saudita e México no Qatar e só avançou aos mata-matas porque futebol permite essas "injustiças", não vai fazer falta nenhuma à Copa. Se Estados Unidos e Austrália, outros eliminados nas oitavas, podem dizer que deram tudo, a participação polonesa é uma vergonha. Mesmo levando em conta que o fraquíssimo Paulo Sousa participou do "ciclo", esperava mais da Polônia. E olha que não esperava quase nada.

10) Szczesny não merece ser afetado com as críticas à sua seleção. A Polônia chegou até onde chegou graças a ele, que se despediu como, até aqui, o melhor goleiro da Copa. E ainda pegou um "pênalti" (vergonhoso, inventado pelo lixo maldito do VAR e confirmado pelo banana do soprador de apito encarnado) de Messi.

Agora, a França encara Inglaterra ou Senegal nas quartas de final, sábado (1012), às 16h.

Leia as colunas dos jogos da Copa do Mundo do Qatar

Holanda 3 x 1 Estados Unidos

Camarões 1 x 0 Brasil

Polônia 0 x 2 Argentina e Arábia Saudita 1 x 2 México

País de Gales 0 x 3 Inglaterra e Irã 0 x 1 Estados Unidos

Holanda 2 x 0 Qatar e Senegal 2 x 1 Equador

Portugal 2 x 0 Uruguai

Brasil 1 x 0 Suíça

Coreia do Sul 2 x 3 Gana

Sérvia 3 x 3 Camarões

Espanha 1 x 1 Alemanha

Croácia 4 x 1 Canadá

Bélgica 0 x 2 Marrocos

Japão 0 x 1 Costa Rica

Argentina 2 x 0 México

França 2 x 1 Dinamarca

Polônia 2 x 0 Arábia Saudita

Tunísia 0 x 1 Austrália

Inglaterra 0 x 0 Estados Unidos

Holanda 1 x 1 Equador

Qatar 1 x 3 Senegal

País de Gales 0 x 2 Irã

Brasil 2 x 0 Sérvia

Portugal 3 x 2 Gana

Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul

Suíça 1 x 0 Camarões

Bélgica 1 x 0 Canadá

Espanha 7 x 0 Costa Rica

Alemanha 1 x 2 Japão

Croácia 0 x 0 Marrocos

França 4 x 1 Austrália

México 0 x 0 Polônia

Dinamarca 0 x 0 Tunísia

Argentina 1 x 2 Arábia Saudita

Estados Unidos 1 x 1 País de Gales

Senegal 0 x 2 Holanda

Inglaterra 6 x 2 Irã

Qatar 0 x 2 Equador

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja também:

10 perguntas que Tite não respondeu porque não foram feitas

Erros crassos e óbvios da convocação de Tite

Dinamarca é o retrato bem acabado do fracasso do eurocentrismo colonizado

Entrevista coletiva na seleção brasileira é perda de tempo

Daniel Alves é um absurdo completo, mas Tite tem obrigação de escalá-lo

Desfalques de Neymar e Danilo aumentam responsabilidade de Tite

Palpites da 2ª rodada da fase de grupos

Thiago Silva de capitão é erro crasso

Waka Waka eterno de Shakira

Vexame argentino reitera a importância de Tite escalar Vini Jr!

Palpites do Basílio e do Vitor Guedes para a 1ª rodada da fase de grupos da Copa

AQUI a análise da seleção inglesa feita por Paulo Andrade, Bernardo Ramos, Rafael Oliveira, Rodrigo Coutinho e eu.

E me siga no Twitter e no Instagram