Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Messi é 10: tem de levantar a Copa para igualar a nota 1000 de Maradona!

Messi e Álvarez, autores dos gols argentinos, se abraçam após o gol inaugural do camisa 10 - Pedro Nunes/Reuters
Messi e Álvarez, autores dos gols argentinos, se abraçam após o gol inaugural do camisa 10 Imagem: Pedro Nunes/Reuters

Colunista do UOL

03/12/2022 17h56Atualizada em 03/12/2022 17h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos em homenagem ao 10 Messi sobre Argentina 2 x 1 Austrália.

1) O tal do "ciclo" argentino, com a segunda maior invencibilidade da história das seleções com 36 jogos invictos, incluindo o título da Copa América-2020 no Maracanã, não levaria a Argentina a lugar nenhum. Como, aliás, não levou a Itália, a recordista com 37 jogos, campeão da Euro que nem sequer se classificou à Copa. Se não fossem as óbvias alterações feitas no time argentino (especialmente as entradas obrigatórias e que sempre foram óbvias de Enzo Fernández e Julián Álvarez) provocadas pela derrota vexatória para a fraca Arábia Saudita, a Argentina já teria, a exemplo de Uruguai, Alemanha, Dinamarca e da "geração belga", voltado para a casa. Resumo: 45 minutos patéticos na estreia do Mundial ensinaram muito mais que todo o "processo", para desespero dos cascateiros travestidos de planejadores científicos. Messi é 10.

2) Otamendi, que ajeitou para Messi abrir o placar contra a Austrália com uma tacada de brilhar, é fraco, pesado e lento. E sofreu o corte de Goodwin antes do atacante contar com o desvio de Enzo Fernández para assinar o gol australiano. Otamendi, apesar do gol sofrido pela Argentina nas oitavas, não comprometeu. Mas é preciso registrar que a entregada fatal poderá vir nas quartas, na semifinal ou na final... Contra a Austrália, até eu, Otamendi e Romero... Messi é 10.

3) Na Copa do Mundo em que a frieza das torcidas fakes e terceirizadas chama a atenção, a "hinchada" argentina se fez ouvir no Qatar. Sozinha, a torcida argentina não vai ganhar o Mundial, mas é evidente que é uma força que nenhuma outra seleção de ponta conta no Qatar. Pode ajudar muito... Messi é 10.

4) A Argentina tem fraquezas individuais, imperfeições táticas e uma fila para carregar nas costas, fatores que pesam. Mas tem um país, uma torcida, um time e uma comissão técnica inteiros que não se constrangem nem mostram ciúmes de serem coadjuvantes e de trabalharem para Messi. Messi é 10.

5) Lionel Scaloni não tem uma grande trajetória como treinador. Hans Flick (técnico da Copa mais bem remunerado, com uma trajetória como auxiliar na Alemanha e de sucesso como treinador principal do Bayern de Munique), com muito mais currículo, enterrou a Alemanha com substituições imbecis contra o Japão. Lionel, não Scaloni, o Messi é 10.

6) Há sempre mais de uma maneira de enxergar o mesmo fato. Muita gente, louquinho da Silva para trabalhar na Legião da Boa Vontade, pode dizer que a Austrália está de parabéns por ter chegado às oitavas. Ok. Respeito. Mas eu prefiro registrar que o fato de o representante da Ásia (a geografia padrão Fifa é o armagedon!) ter ido longe só reforça, sublinha e reitera o enorme vexame que foi a participação da Dinamarca. E até a Tunísia, que ficou em 3º no Grupo D, tinha mais recursos para dificultar a vida argentina.

7) Saidinha de goleiro é uma imbecilidade pós-moderna que não serve para nada quando dá certo. E quando dá errado, é gol do rival. É uma aberração. Os pós-moderninhos dinizistas que aplaudem essa falta de responsabilidade que passem pano para o fanfarrão do goleiro Matthew Ryan, que ofereceu o 2 a 0 para Julián Álvarez e acabou de vez com o confronto. Errar é uma coisa: palhaçada é outra! Quem faz a saidinha cretina, como Ryan, assume o risco de transformar o circo em gol rival! Messi é 10.

8) Se passar pela Coreia do Sul e de quem vier de Croácia x Japão, que não é nada mais do que cumprir a obrigação, a seleção brasileira não terá moleza na semifinal seja contra quem for. Mas é menos complicado a Holanda, que nunca venceu um Mundial, do que a Argentina, com Messi querendo o título que falta a sua carreira. Mesmo registrando a debilidade defensiva argentina, é um clássico perigoso e imprevisível. Quem gosta de futebol, deve torcer por Brasil x Argentina. Quem gosta de ganhar, é muito mais negócio, ainda que não seja uma teta, longe disso, torcer por Brasil x Holanda. Eu amo futebol e sou apaixonado por ser campeão. Messi é 10.

9) No seu milésimo jogo profissional, o craque Lionel Messi, o melhor futebolista deste século até aqui, superou a marca de gols de Maradona em Copas: 9 a 8. Messi é 10.

10) Os números, muitas vezes, quase sempre, mentem. O gol que o fez superar Maradona foi o primeiro anotado por Messi na fase de mata-mata dos Mundiais. O número que Messi (que foi é vice-campeão mundial em 2014 como Maradona foi em 1990) precisa igualar para poder ser comparado a Diego (o cara do título de 1986) na Argentina é o de Copas conquistas. Pela idade, Qatar-2022 é a sua última chance. Por ora, Messi é 10, Maradona, imortal, é 1000.

Confirmando todas as projeções feitas desde o sorteio, a Argentina encara a Holanda pelas quartas de final, na sexta-feira (9/12), às 16h. Se o Brasil passar pela Coreia e, na sequência, pelo vencedor de Croácia x Japão, fará a semifinal contra o vencedor de Holanda x Argentina.

Leia as colunas dos jogos da Copa do Mundo do Qatar

Holanda 3 x 1 Estados Unidos

Camarões 1 x 0 Brasil

Polônia 0 x 2 Argentina e Arábia Saudita 1 x 2 México

País de Gales 0 x 3 Inglaterra e Irã 0 x 1 Estados Unidos

Holanda 2 x 0 Qatar e Senegal 2 x 1 Equador

Portugal 2 x 0 Uruguai

Brasil 1 x 0 Suíça

Coreia do Sul 2 x 3 Gana

Sérvia 3 x 3 Camarões

Espanha 1 x 1 Alemanha

Croácia 4 x 1 Canadá

Bélgica 0 x 2 Marrocos

Japão 0 x 1 Costa Rica

Argentina 2 x 0 México

França 2 x 1 Dinamarca

Polônia 2 x 0 Arábia Saudita

Tunísia 0 x 1 Austrália

Inglaterra 0 x 0 Estados Unidos

Holanda 1 x 1 Equador

Qatar 1 x 3 Senegal

País de Gales 0 x 2 Irã

Brasil 2 x 0 Sérvia

Portugal 3 x 2 Gana

Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul

Suíça 1 x 0 Camarões

Bélgica 1 x 0 Canadá

Espanha 7 x 0 Costa Rica

Alemanha 1 x 2 Japão

Croácia 0 x 0 Marrocos

França 4 x 1 Austrália

México 0 x 0 Polônia

Dinamarca 0 x 0 Tunísia

Argentina 1 x 2 Arábia Saudita

Estados Unidos 1 x 1 País de Gales

Senegal 0 x 2 Holanda

Inglaterra 6 x 2 Irã

Qatar 0 x 2 Equador

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja também:

Erros crassos e óbvios da convocação de Tite

Dinamarca é o retrato bem acabado do fracasso do eurocentrismo colonizado

Entrevista coletiva na seleção brasileira é perda de tempo

Daniel Alves é um absurdo completo, mas Tite tem obrigação de escalá-lo

Desfalques de Neymar e Danilo aumentam responsabilidade de Tite

Palpites da 2ª rodada da fase de grupos

Thiago Silva de capitão é erro crasso

Waka Waka eterno de Shakira

Vexame argentino reitera a importância de Tite escalar Vini Jr!

Palpites do Basílio e do Vitor Guedes para a 1ª rodada da fase de grupos da Copa

AQUI a análise da seleção inglesa feita por Paulo Andrade, Bernardo Ramos, Rafael Oliveira, Rodrigo Coutinho e eu.

E me siga no Twitter e no Instagram