Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Messi, o melhor do mundo neste milênio, carrega Argentina à semifinal

Messi celebra gol contra Holanda, melhor futebolista do milênio é decisivo para classificar Argentina à semifinal - Kai Pfaffenbach/Reuters
Messi celebra gol contra Holanda, melhor futebolista do milênio é decisivo para classificar Argentina à semifinal Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Colunista do UOL

09/12/2022 18h55Atualizada em 09/12/2022 18h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos de Argentina 2 x 2 Holanda, partida emocionante e imprevisível, com domínios alternados, que, nos pênaltis, classificou Messi e companhia para encarar a Croácia na semifinal, terça, às 16h. Os laterais Montiel e Acuña, suspensos, desfalcam o time de Lionel Scaloni. Há muitos motivos para torcer por Croácia, Inglaterra, Portugal e Marrocos, mas o planeta bola merece uma final da Argentina de Messi contra a França de Mbappé.

1) Em homenagem ao 10 de Maradona, repetimos dez vezes: Messi é gênio! Messi é gênio! Messi é gênio! Messi é gênio! Messi é gênio! Messi é gênio! Messi é gênio! Messi é gênio! Messi é gênio! Messi é gênio! Messi, que igualou Batistuta como o maior artilheiro da Argentina em Copas ao marcar o seu 10º gol em mundial, está a dois jogos de levantar o único título que lhe falta. Não dá para saber se conseguirá ou não, mas dá para repetir agora o que SEMPRE foi o óbvio ululante: só pachecos sem qualquer noção mínima de senso do ridículo colocam Messi e Neymar na mesma frase ao analisarem os grandes jogadores da história: são atletas de patamares bem diferentes. Messi é gênio. E é, disparado, o melhor jogador do mundo deste milênio. Dos jogadores em atividade, só Mbappé tem idade e potencial para tentar superá-lo. Contra a Holanda, deu o primeiro gol para Molina e fez o segundo, convertendo penalidade. Nas penalidades, sem a palhaçada de Neymar, que ficou para o final, pensou no grupo e bateu o primeiro, o mais imporante, dando moral para o time. Gênio!

2) A "hinchada" da Argentina é um show à parte e merece ser chamada de "torcida". Das seis seleções que disputam o título, só Argentina e Marrocos têm torcidas presentes no Qatar. O resto é tudo plateia!

3) Molina, que aproveitou a jogada e o passe ("assistência" é frescura de basqueteiro afetado) de Messi para abrir o placar, não é o Carlos Alberto Torres, não é o Leandro, não é o Djalma Santos, não é o Jorginho, não é o Cafu, não é nem o Josimar em grande fase... Mas, ao contrário de Militão, que é zagueiro, e de Daniel Alves, que é ex-jogador, Molina é um lateral direito de ofício no pleno exercício de sua profissão. Mundial não é lugar para homenagear ex-atleta!

4) Antes de a Copa do Mundo começar, a Argentina era uma das três favoritas ao título, atrás de França e Brasil. Ao contrário da seleção brasileira, os hermanos fizeram, oscilando e com drama, o que deles era esperado! Mas ainda não enfrentou nenhuma candidata ao título. Até agora, vexame contra a Arábia Saudita à parte, a irregular Argentina faz um Mundial do mesmo nível que a invicta Croácia. Mas jogou menos que os melhores momentos de França e Inglaterra...

5) Lionel Scaloni, que levou a Argentina ao título da Copa América ao superar o Brasil de Tite no Maracanã, faz, disparado, o melhor trabalho entre os treinadores de seleções sul-americanas. Tanto o Brasil de Tite quanto o Uruguai de Diego Alonso caíram antes do que poderiam por erros crassos de seus treinadores.

6) Treinador organiza, compactua, mas não faz milagre. Sem nenhum zagueiro da mesma categoria de Marquinhos, a Argentina tem no sistema defensivo o seu grande problema. Messi é gênio, mas vai ter que ser genial na semifinal e na final também para compensar as debilidades defensivas. E o arqueiro Martinez, mesmo sem ter o status de Alisson, se mostrou muito mais decisivo quando precisou trabalhar nas penalidades!

7) Enzo Fernández e Julián Álvarez, que não começaram a Copa como titulares, são jogadores que dão vitalidade e técnica à Argentina. Não se vence nada no futebol, muito menos uma Copa do Mundo, ficando preso ao passado e ao maldito "ciclo". A Argentina chegou à Copa com 36 jogos de invencibilidade e, ao perder da Arábia Saudita, o técnico Scaloni foi corajoso em mexer quando era preciso e, por isso, merece ser semifinalista. Alguma dúvida que se fosse o técnico do Brasil, Scaloni tinha barrado Raphinha ainda na fase de grupos?

8) Van Dijk é muito bom zagueiro, fez um grande Mundial no Qatar e seria titular em qualquer grande seleção, especialmente na Argentina, mas não é o novo Baresi e tem o status superior ao que justifica o seu muito bom futebol. E não falo isso pelo pênalti recuado para Martinez.

9) Van Gaal, que caiu nos pênaltis para a Argentina em 2014, foi eliminado novamente invicto e, de novo, nas penalidades para a Argentina. O segundo gol anotado por Weghorst, no último minuto do interminável acréscimo, tento que decretou o 2 a 2 e levou o jogo à prorrogação, foi uma obra de arte do treinador. Parabéns também a Koopmeiners, atleta que teve inteligência e sangue frio para executar a jogada ensaiada e servir o artilheiro! Gol espetacular! E despedida honrosa de Van Gaal!

10) Das seleções que nunca ganharam um Mundial, a Holanda é quem tem mais camisa e currículo. Mas pode ser superada ainda nesta Copa por Croácia, Portugal ou Marrocos, se uma delas surpreender e levantar o caneco. Não é o que acredito.PS: Força, Pelé!

Todas as colunas Vitor Guedes: AQUI

Leia as colunas dos jogos da Copa do Mundo do Qatar

Brasil 1 x 1 Croácia

Portugal 6 x 1 Suíça

Marrocos 0 x 0 Espanha

Brasil 4 x 1 Coreia do Sul

Croácia 1 x 1 Japão

Inglaterra 3 x 0 Senegal

França 3 x 1 Polônia

Argentina 2 x 1 Austrália

Holanda 3 x 1 Estados Unidos

Camarões 1 x 0 Brasil

Polônia 0 x 2 Argentina e Arábia Saudita 1 x 2 México

País de Gales 0 x 3 Inglaterra e Irã 0 x 1 Estados Unidos

Holanda 2 x 0 Qatar e Senegal 2 x 1 Equador

Portugal 2 x 0 Uruguai

Brasil 1 x 0 Suíça

Coreia do Sul 2 x 3 Gana

Sérvia 3 x 3 Camarões

Espanha 1 x 1 Alemanha

Croácia 4 x 1 Canadá

Bélgica 0 x 2 Marrocos

Japão 0 x 1 Costa Rica

Argentina 2 x 0 México

França 2 x 1 Dinamarca

Polônia 2 x 0 Arábia Saudita

Tunísia 0 x 1 Austrália

Inglaterra 0 x 0 Estados Unidos

Holanda 1 x 1 Equador

Qatar 1 x 3 Senegal

País de Gales 0 x 2 Irã

Brasil 2 x 0 Sérvia

Portugal 3 x 2 Gana

Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul

Suíça 1 x 0 Camarões

Bélgica 1 x 0 Canadá

Espanha 7 x 0 Costa Rica

Alemanha 1 x 2 Japão

Croácia 0 x 0 Marrocos

França 4 x 1 Austrália

México 0 x 0 Polônia

Dinamarca 0 x 0 Tunísia

Argentina 1 x 2 Arábia Saudita

Estados Unidos 1 x 1 País de Gales

Senegal 0 x 2 Holanda

Inglaterra 6 x 2 Irã

Qatar 0 x 2 Equador

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja também:

Palpites das oitavas de final

Balanço, pitacos, craque, decepções e seleção da Copa até as oitavas

Final contra a França é o cenário perfeito para a redenção

Neymar, 30, não alcançou Messi nem CR7 e já foi ultrapassado por Mbappé

10 perguntas que Tite não respondeu porque não foram feitas

Erros crassos e óbvios da convocação de Tite

Dinamarca é o retrato bem acabado do fracasso do eurocentrismo colonizado

Entrevista coletiva na seleção brasileira é perda de tempo

Daniel Alves é um absurdo completo, mas Tite tem obrigação de escalá-lo

Desfalques de Neymar e Danilo aumentam responsabilidade de Tite

Palpites da 2ª rodada da fase de grupos

Thiago Silva de capitão é erro crasso

Waka Waka eterno de Shakira

Vexame argentino reitera a importância de Tite escalar Vini Jr!

Palpites do Basílio e do Vitor Guedes para a 1ª rodada da fase de grupos da Copa

AQUI a análise da seleção inglesa feita por Paulo Andrade, Bernardo Ramos, Rafael Oliveira, Rodrigo Coutinho e eu.

E me siga no Twitter e no Instagram