Tales Torraga

Tales Torraga

ReportagemEsporte

Argentina aposta em pupilo de Carlos Bianchi para seguir na Copa Feminina

Os técnicos argentinos, eles dizem, são "os mais badalados do mundo".

Normal, então, que a Copa do Mundo Feminina coloque em perspectiva o trabalho do treinador Germán Portanova, de 49 anos.

A seleção argentina volta a campo às 21h (de Brasília) de hoje (27) para pegar a África do Sul e tentar sobreviver na competição.

As duas seleções perderam na estreia, e uma nova derrota pode significar a eliminação da Argentina na Copa do Mundo antes mesmo do fechamento da fase de grupos.

Juan Roman Riquelme e Carlos Bianchi
Juan Roman Riquelme e Carlos Bianchi Imagem: AFP PHOTO / DANIEL GARCIA

Pupilo do algoz

Portanova foi "formado" por ninguém menos que Carlos Bianchi, o "Mister Libertadores", que com Vélez Sarsfield e Boca Juniors empilhou clubes brasileiros perdidos pelo caminho.

A lista é longa, e inclui os quatro grandes de São Paulo: São Paulo (1994), Palmeiras (2000 e 2001), Santos (2003) e Corinthians (2013).

O técnico da seleção feminina cruzou com Bianchi no Vélez, em 1993, e frequentemente cita suas profundas conversas com Carlos, que tem acompanhado com especial interesse o trabalho de Germán nesta Copa do Mundo.

Continua após a publicidade

Portanova ocupa o cargo desde julho de 2021, substituindo Carlos Borrello, seu longevo antecessor (nove temporadas como treinador da azul e branca).

UAI Urquiza

"Uai", em português, logo remete ao jeitinho mineiro de falar.

Na Argentina, é a sigla de um forte time feminino, o UAI Urquiza, onde Germán se destacou a ponto de ser chamado para a seleção.

Campeão argentino com a equipe em 2014, 2018 e 2019, ele superou gigantes como Boca Juniors, River Plate e San Lorenzo, comprovando a sua capacidade. Ele é o típico profissional que faz "muito com pouco".

Jogadora da Itália domina a bola em jogo contra a Argentina na Copa feminina
Jogadora da Itália domina a bola em jogo contra a Argentina na Copa feminina Imagem: Phil Walter/Getty Images
Continua após a publicidade

São Paulo da Argentina

Portanova tem ligação com outro clube muito acompanhado pela turma que curte o futebol argentino no Brasil.

Ele foi zagueiro do Chacarita Juniors, o famoso "São Paulo da Argentina", de ligação histórica com o Tricolor.

Cria da "cantera" do Vélez, ele logo se transferiu para o "Chaca", jogando por lá em 1994 e 1996.

Perambulou por clubes de Paraguai, Chile, Espanha e Itália, até pendurar a chuteira em 2003, no Chile.

Desta leva, sua principal passagem foi pelo Cerro Porteño-PAR, entre 1997 e 1998, tempos em que os paraguaios eram mundialmente famosos pela qualidade dos seus defensores.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes