Rio Open abre pré-quali nacional para todas idades e lança a Procopio Cup
A partir deste ano, o torneio qualificatório nacional para o Rio Open não terá mais limite de idades. A organização do ATP 500 carioca anunciará, nesta quinta-feira, o lançamento da Procopio Cup. O evento terá oito tenistas brasileiros (os oito melhores no ranking da ATP entre os inscritos) e dará uma vaga no qualifying do Rio Open.
Até o ano passado, o Rio Open realizava como espécie de pré-qualifying nacional a Maria Esther Bueno Cup, que dava uma vaga na chave principal e outra no qualifying, mas o torneio era disputado apenas por jovens de até 24 anos. A Procopio Cup, que substituirá a MEB Cup, também será disputado na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, e será aberto a qualquer atleta do país, sem limite de idade. Além disso, agora não há mais vaga na chave principal em jogo. O campeão será premiado com um lugar no qualifying do Rio Open.
A Procopio Cup será disputada de 10 a 15 de dezembro, com entrada gratuita. É recomendável, porém, fazer o resgate de ingressos de forma antecipada já que a procura costuma ser alta.
O formato da competição é similar ao do ATP Finals. Os oito jogadores serão divididos em dois grupos e jogarão entre si dentro de cada chave. Os dois melhores de cada grupo avançarão às semifinais. A lista de participantes será divulgada em breve pela organização.
Homenagem
O nome do evento é uma referência a Alcides Procópio, primeiro campeão brasileiro de adultos, primeiro brasileiro a ganhar jogos em Wimbledon, primeiro brasileiro a conquistar um título internacional e um dos fundadores da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Procopio, avô do atual diretor do Rio Open, Lui Carvalho, também foi o criador do Banana Bowl, mais famoso torneio juvenil brasileiro. O evento foi espelhado no Orange Bowl, disputado anualmente na Flórida (EUA), e reuniu no Brasil, ao longo de sua história, grandes nomes do tênis nas Américas, como Gustavo Kuerten, John McEnroe, Ivan Lendl, Andy Roddick, Yannick Noah e Juan Martín del Potro, entre outros.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Deixe seu comentário