Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo terá maratona para renovar com narradores; acordos terminam em 2022

Galvão Bueno, Luís Roberto e Cléber Machado são narradores esportivos da TV Globo.                              - João Miguel Júnior/Globo
Galvão Bueno, Luís Roberto e Cléber Machado são narradores esportivos da TV Globo. Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Colunista do UOL

14/05/2021 04h00

A Globo terá um ano decisivo para sua equipe esportiva em 2022. Seis profissionais importantes para seu casting de narradores estarão com os seus vínculos terminando logo depois da Copa do Mundo do Qatar, entre novembro de dezembro do ano que vem. Por prática da emissora, as conversas sobre extensão de contratos devem começar em breve.

A coluna apurou que, além de Galvão Bueno, que renovou com a Globo por quatro anos em 2018 e deve participar de sua última Olimpíada como narrador neste ano em Tóquio, pelo menos outros cinco nomes terão seus acordos finalizando no ano que vem: Cléber Machado, Luís Roberto, Luiz Carlos Júnior, Jota Júnior e Milton Leite.

A Globo costuma começar a conversa para uma possível renovação em sua equipe esportiva um ano antes por questões de planejamento interno. Ou seja, no segundo semestre, as negociações entre emissora e profissionais devem começar.

A emissora viveu situação parecida entre 2017 e 2018 quando teve também diversas renovações para realizar com narradores. Na ocasião, a Globo conseguiu manter todos os profissionais na equipe.

No grupo atual, o mais longevo na casa depois de Galvão Bueno é Cléber Machado. O narrador está na Globo desde 1988 e é o principal nome das transmissões de clubes paulistas na emissora, além de participar com frequência do programa "Bem, Amigos!", do SporTV.

Luís Roberto está na Globo desde 1998 e é o principal nome de transmissões envolvendo clubes do Rio de Janeiro desde que chegou na emissora. Prova disso, é ser o narrador que mais deu voz para títulos do Flamengo na televisão brasileira, com 14 conquistas narradas na Globo.

Luiz Carlos Júnior também tem longo tempo na casa, a maior parte atuando na TV por assinatura. O narrador chegou em 1991 ao canal, quando este ainda se chamava Top Sport. Luiz Carlos apresentador de telejornais e comandou programas como o "Troca de Passes" e o "Redação SporTV". Desde 1994, narrou os principais eventos da emissora, incluindo a conquista do tetra e do penta campeonato mundial de futebol da seleção brasileira, além de várias medalhas olímpicas nas seis Olimpíadas transmitidas pelo SporTV.

Por fim, Jota Júnior e Milton Leite são os que possuem menos tempo de casa. Jota chegou em 1999 e Milton Leite em 2005. Ambos estão sem narrar partidas no SporTV desde março de 2020 por integrarem grupo de risco da covid-19.

Jota volta hoje (14) à ativa, após ter tomado as duas doses de vacina, narrando São Paulo x Ferroviária pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Milton já recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca e deve voltar ao trabalho em junho.