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Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

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Por que Netflix vai anunciar pela 1ª vez em um grande evento na Globo

Galvão Bueno, principal nome do Esporte da Globo: estará na transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio em julho - Divulgação/Globo
Galvão Bueno, principal nome do Esporte da Globo: estará na transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio em julho Imagem: Divulgação/Globo
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

Colunista do UOL

26/05/2021 04h00

A Netflix, principal empresa de streaming do mundo, foi confirmada nesta semana como uma das patrocinadoras oficiais da transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão disputados entre julho e agosto, na Globo. O fato impressionou parte do público, que vê as empresas como concorrentes. Mas existem explicações sobre o assunto.

A coluna apurou que a Netflix aposta nas transmissões dos Jogos de Tóquio como uma forma de alavancar suas assinaturas em um período que terá diversos lançamentos para fazer. Alguns deles são os filmes "A Barraca do Beijo 3" e "Fugindo do Amor", além da série "Young Royals", uma das apostas para os próximos meses.

Para a Netflix, é importante chegar a um público que praticamente só assiste TV aberta e que pode ser um assinante da plataforma de streaming. Hoje, a Globo chega diariamente a até 100 milhões de pessoas no Brasil, algo que a Netflix não se aproxima em número de assinantes somente no país.

Outro ponto interessante é que a Netflix aposta na Olimpíada de Tóquio como a primeira transmissão de evento esportivo patrocinada por ela por causa da diversidade. Os Jogos Olímpicos atingem um público muito mais diverso que o futebol, além de ter uma audiência mais qualificada do público AB, o de maior poder aquisitivo.

Por fim, a Netflix entende que investir em publicidade na TV aberta como um todo é muito importante em seu modelo de negócio. A plataforma não vê a mídia como uma concorrente e, sim, como uma forma de agregar valor para o seu negócio. Muito por isso, a Netflix já vem anunciando em outros canais abertos há mais tempo como, por exemplo, no SBT.

Por parte da Globo, o dinheiro que as plataformas de streaming estão depositando na TV aberta é muito interessante. Desde o ano passado, a empresa permite que empresas de streaming anunciem em seus comerciais. Em 2020, a própria Netflix e outras como Amazon Prime Video, anunciaram na final do "BBB20".

Neste ano, a mesma Amazon Prime Video e a Paramount + também anunciaram na final do programa. A Amazon também teve anúncios nos intervalos da Supercopa do Brasil e é uma das patrocinadoras do reality show "No Limite", atualmente no ar nas noites de terça-feira da Globo.

Até o momento, a Globo tem quatro anunciantes para os Jogos de Tóquio. Além da Netflix, Nivea, Bradesco e Ambev fecharam acordo. A emissora tem mais seis cotas para vender e espera fechar tudo até 23 de julho, quando começam os Jogos. Além da Globo na TV aberta e paga, o BandSports vai transmitir os jogos na TV por assinatura.