Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Disney renova contrato com Luciana Mariano, 1ª narradora da TV brasileira

Luciana Mariano: a primeira narrador de futebol da televisão brasileira renova com a Disney - Divulgação/Disney
Luciana Mariano: a primeira narrador de futebol da televisão brasileira renova com a Disney Imagem: Divulgação/Disney

Colunista do UOL

27/05/2021 04h00

A Disney renovou contrato nesta semana com a jornalista Luciana Mariano, a primeira narradora da televisão brasileira. Contratada desde 2018 pela ESPN Brasil, ela ganhará mais espaço com o novo acordo e vai se consolidar como a voz feminina das transmissões de Esporte da Disney.

A informação foi confirmada pela Comunicação da Disney à coluna. A jornalista atualmente é presença constante em transmissões da Premier League, La Liga, Liga Europa, Copa da França e, principalmente, em competições de futebol feminino como a UEFA Women's Champions League e Copa da Rainha da Espanha.

Para marcar este novo acordo, Luciana Mariano irá narrar Atlético de Madri X Levante, partida que será exibida pelo Fox Sports nesta quinta-feira (27), a partir das 14h30, com comentários de Mariana Spinelli e Eugênio Leal. O jogo vale pela semifinal da edição 2021 da Copa da Rainha.

Quem vencer enfrenta o Barcelona, que já está classificado. Luciana também fará a narração da final do torneio no próximo domingo (30), às 15h, em partida com transmissão do Fox Sports. A expectativa de audiência é boa, devido ao bom retorno que o futebol feminino tem dado para a Disney.

Luciana Mariano foi a primeira mulher a narrar um jogo de futebol na TV brasileira, ainda nos anos 90, pela Band. Ela foi lançada por seu então marido, o narrador Luciano do Valle (1947-2014), que era o principal incentivador de seu trabalho no início da carreira.

Além da Copa da Rainha, a Disney detém os direitos da FA Cup feminina e campeonatos de outras modalidades como a WNBA, WTA (tênis), vôlei europeu feminino e Bellator (MMA). Outras renovações de contrato ainda devem acontecer.