Topo

Conversa de Portão #35: Você pegaria o bastão de Sueli Carneiro?

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

01/06/2021 06h00

Filósofa, escritora e ativista do movimento social negro brasileiro, Sueli Carneiro esteve presente em marcos fundamentais do avanço político contra o racismo. Sua obra inaugura as discussões sobre como enegrecer o feminismo e sobre as raízes que estruturam o racismo no Brasil.

Neste episódio de Conversa de Portão, Semayat Oliveira discute a obra e a vida de Sueli Carneiro com outras mulheres que pegaram o bastão dessa luta. A jornalista Bianca Santana é autora do livro "Continuo preta: A vida de Sueli Carneiro", e conta um pouco do processo de produção do livro e de suas conversas com Sueli. "Ela é uma indignada com qualquer forma de injustiça e sente obrigação de pegar sua espada de Ogum para corrigir aquela injustiça" (a partir de 4:43 do arquivo acima).

Bianca conta que, em 1985, Sueli publicou um estudo chamado "A Mulher Negra", com base em dados do senso do IBGE, e mostrou em números a desigualdade entre as vidas de mulheres negras e brancas. "Sueli é protagonista nessa conquista de que o feminismo considera a desigualdade racial. A discussão de raça como premissa na discussão de gênero" (a partir de 8:39 do arquivo acima).

Mas é a arquiteta urbanista e pesquisadora Gabriela Gaia quem melhor define a importância da obra de Sueli Carneiro para a sua e para as próximas gerações. "A obra dela é importante, primeiro, simplesmente porque ela existe, vinda de uma mulher negra em um país onde se mata um jovem negro a cada 23 minutos, existir uma mulher negra que produz reflexão crítica e coloca a público é ímpar", diz. "Ela constrói um chão para que a minha geração possa pisar" (a partir de 8:39 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.