Topo

Conversa de Portão #10: Movimento das mulheres negras avança a democracia

Mais Conversa de Portão
1 | 25

17/11/2020 04h00

A conversa é sobre eleições. No Brasil ou nos Estados Unidos, as últimas semanas têm sido de disputa política e a pauta racial - assim como a presença massiva e histórica das mulheres negras neste cenário - são destaques. Neste 10º episódio de Conversa de Portão, Semayat Oliveira bate um papo com Ana Carolina Lourenço, cofundadora e coordenadora política do projeto Mulheres Negras Decidem, uma plataforma que reúne dados, informações e desconstrói mitos sobre a participação das mulheres negras na política.

Nas eleições municipais de 2020 no Brasil, as candidaturas negras dispararam. Muitos fatores levaram a esse resultado. "A gente tá vivendo um momento, tanto a nível global quanto a nível nacional, de ascensão e fortalecimento da agenda antirracista, e e especialmente liderada por mulheres negras", diz Ana Carolina (a partir de 2:17 do arquivo acima). Eu gosto de deixar isso bem claro tanto quando eu analiso não só o contexto brasileiro, mas quando a gente pensa nos EUA, na Colômbia, por exemplo, de que as mulheres negras não só estão representando uma força de renovação, mas também um lugar de quem construiu as bases para esse processo".

E esse processo acontece com muito movimento. "Para além desse número histórico de mulheres negras que se candidataram, que assumiram as câmaras os locais no Brasil, existiu também um movimento ativo da sociedade civil, de movimentos sociais coletivos, sobretudo da juventude negra, liderado sobretudo por mulheres negras, de criar estratégias eleitorais de domínio da política institucional", afirma (a partir de 3:17 do arquivo acima).

Ela cita os exemplos de notoriedade de Stacy Abrams e Patricia Hills Collins, nos EUA: Patricia pelo Black Lives Matter, e Stacy pelo movimento Fair Fight Action, que teve impacto histórico no resultado das eleições presidenciais norte-americanas. Mas lembra que esse tipo de liderança ocorre também no Brasil. "Grandes articuladoras políticas, pessoas que estão pensando estratégia, como Mulheres Negras Decidem, Vote em Preta, Blogueiras Negras, Enegrescer a Política. Ou seja, um conjunto de mulheres negras que não se candidataram, mas que criaram bases para isso", diz (a partir de 4:07 do arquivo acima).

Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios vão ao ar toda terça-feira. Este episódio teve produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify, no Google Podcasts e no Deezer.