Topo

#BoasNotícias19/04: Idosa curada e aceleração nos processos de adoção

Francisca Rodrigues de Sousa, 91, que teve alta após ficar 16 dias internada em Teresina (PI) com a covid-19 - Ascom/Prefeitura de Teresina
Francisca Rodrigues de Sousa, 91, que teve alta após ficar 16 dias internada em Teresina (PI) com a covid-19 Imagem: Ascom/Prefeitura de Teresina

De Ecoa, em São Paulo

20/04/2020 04h00

Diabética, hipertensa e com quadro de cardiopatia. Esse era o quadro de saúde da mais nova idosa a ser curada da Covid-19, em Teresina (PI). Além dela, outros pacientes receberam alta no fim de semana, como o primeiro internado com quadro grave no Rio de Janeiro. Já em alguns países, como a Islândia, o isolamento social se prova cada vez mais eficaz com apenas uma parcela mínima da população infectada.

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias como essas para te ajudar a ter um pouco de esperança e mais informação no meio da pandemia de Covid-19.

Paciente de 91 anos recebe alta

"Eu tô bonita?", brincou uma paciente de 91 anos ao sair do hospital após ficar 16 dias internada com Covid-19. A trabalhadora rural Francisca Rodrigues de Sousa pode retornar para casa em Mocambinho, na zona norte de Teresina (PI) nesse sábado (18). A saída emocionante da paciente foi marcada por bom humor e salva de aplausos da equipe médica. A cura da paciente que, além de idosa, também tem diabetes, hipertensão e cardiopatia leve trouxe uma pontada de esperança para aqueles que estão na linha de frente do combate à doença. "Deu um gás em toda equipe e mostra que temos condições de vencer essa doença," diz Ana Tecla Andrade Correia Lima, diretora clínica do Hospital Monte Castelo, onde a Francisca esteve internada.

Mais adoções de crianças

Mais crianças e adolescentes têm saído de abrigos para morar com pais adotivos ou madrinhas e padrinhos nos últimos dias. O motivo? Processos de adoções passaram a ser agilizados por abrigos por causa da pandemia. A ideia é tentar reduzir a quantidade de jovens que moram nos locais, para que tenham um lugar mais seguro para passar a quarentena e conseguir se isolar de forma mais adequada. "Quanto mais conseguirmos esvaziar os centros de acolhida, menor a probabilidade de contaminação", diz o juiz Iberê de Castro Dias, da Vara da Infância de Guarulhos. A medida vem sendo adotada desde o começo de março, quando os casos de infectados pelo coronavírus aumentaram exponencialmente.

Alta após mais de um mês internado

Há mais de um mês internado, o primeiro paciente com quadro grave de Covid-19 no Rio de Janeiro recebeu alta no sábado. Desde o dia 13 de março, Edson Régio de Moraes, 65, estava no Quinta D'Or, hospital na região de São Cristóvão, com sintomas de complicação respiratória. Agora, finalmente, ele continuará o tratamento em casa.

Estudo comprova eficácia do isolamento na Islândia

Segundo um estudo da publicação científica "New Englad Journal of Medicine", apenas 0,8% da população da Islândia está com o coronavírus. O número reduzido, ao todo foram 1.739 casos confirmados e apenas oito mortes, é graças ao isolamento social e a testagem em massa. E tudo começou realmente com bastante antecedência. Um mês antes de ter registrado o primeiro caso de infectado, o país já testava parte da população. O documento indicou que o grande trunfo foi conseguir colocar rapidamente em isolamento as pessoas infectadas, mas assintomáticas.

Mais #BoasNotíciasEcoa: