Topo

#BoasNotícias17/04: Milhares de testes estão a caminho e MG "achata curva"

Segundo Fiocruz, Brasil poderá conduzir 30 mil testes por dia a partir de maio - Peter Ilicciev / Agência Fiocruz
Segundo Fiocruz, Brasil poderá conduzir 30 mil testes por dia a partir de maio Imagem: Peter Ilicciev / Agência Fiocruz

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

17/04/2020 18h55

Neste momento, boas notícias são avanços e resultados. Histórias bonitas são bem-vindas para aliviar o clima. Mas fatos concretos são mais.

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Vaquinha de R$ 2,5 bi

A Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR) criou um Monitor das Doações Covid-19, que acompanha dados públicos de doações feitas por pessoas jurídicas e campanhas de arrecadação de pessoas físicas no Brasil. Atualizado diariamente, o monitor já registra mais de R$ 2,5 bilhões de doações no Brasil, todas elas com referência aos doadores, no caso de pessoas jurídicas, e links para as campanhas, no caso de arrecadações. Você pode acompanhar aqui: monitordasdoacoes.org.br

"Testar, testar, testar"

A Fiocruz anunciou que, a partir de maio, o Brasil se prepara para levar sua capacidade de realização de testes do novo coronavírus a 30 mil verificações por dia. Até hoje, o Brasil só conseguiu realizar oficialmente um total de 62,8 mil testes. Para efeito de comparação, a Alemanha, cuja população equivale a cerca de 40% da brasileira, já testou 1,7 milhão de pessoas.

Caminho que o mundo traçou

Uma doação de mais de 60 mil itens de equipamentos de proteção individual — como máscaras cirúrgicas e aventais — chegou a São Paulo enviada pela província de Guangdong, na China. O carregamento será destinado aos hospitais públicos das redes municipal e estadual. Segundo a Secretaria de Relações Internacionais do governo, este é o primeiro lote, de ao menos dez, que estão sendo negociados com parceiros chineses.

Curva mineira

O governo de Minas Gerais anunciou que a curva projetada de contaminação pelo novo coronavírus no Estado teve a previsão de pico adiada em mais de 20 dias. Isso indica uma tendência de "achatamento" da curva, resultado buscado pelas medidas de isolamento social em todo o mundo. Até a semana passada, o pico previsto seria entre os dias 3 e 4 de maio, com 5.500 pessoas infectadas em 24h. Na nova previsão, o pico será em 27 de maio, já com menos pessoas: 4.200 no mesmo dia.

Dados mais precisos

Uma parceria firmada entre os pesquisadores do Observatório Covid-19 BR e a Secretaria de Saúde do Município de São Paulo tem possibilitado monitorar com dados mais próximos da realidade a evolução da epidemia causada pelo novo coronavírus na capital paulista - cidade com o maior número de casos confirmados no país. Com uso de uma ferramenta estatística conhecida como "nowcasting", a equipe consegue corrigir o atraso no sistema de notificação da doença, que é decorrente da demora - de aproximadamente 10 dias - no processamento dos exames diagnósticos. Desse modo, por exemplo, foi possível calcular a existência de 4.493 paulistanos com manifestações graves de Covid-19 no dia 13 de abril, enquanto os dados oficiais apontavam apenas 3.357 casos confirmados nessa data.

Mais #BoasNotíciasEcoa: