Topo

#BoasNotícias16/4: Estratégia para levar EPIs ao MA, mais leitos e testes

Máscaras e respiradores chegam ao Estado do Maranhão - Divulgação/Governo do MA
Máscaras e respiradores chegam ao Estado do Maranhão Imagem: Divulgação/Governo do MA

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

16/04/2020 19h30

"Não sou muito favorável ao conceito de resiliência. Essa ideia que vem da física por causa do metal que pode passar por transformações no seu formato, na sua estrutura e voltar ao normal. O ser humano não volta ao normal quando passa por eventos como esse - ele procura uma outra norma", diz o psicanalista Paulo Amarante em reportagem sobre o cotidiano durante e pós-pandemia. De qualquer maneira, não é preciso voltar ao normal para ser boa notícia o fato de que já se vão quase quatro meses desde que o mundo soube dos primeiros casos de pneumonia em Wuhan. Andamos muito desde então.

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Jogo de tabuleiro

O governador Flavio Dino (PC do B) realizou uma operação de cinema para conseguir importar máscaras e respiradores para o Maranhão. Depois de ter a compra de equipamentos interceptada por ações dos EUA, da Alemanha e do próprio governo federal brasileiro, a administração estadual criou uma estratégia envolvendo 30 pessoas e a colaboração de países distantes da hegemonia de Europa e EUA. O governo federal negociou a compra com uma empresa de Guangzhou, na China, que, por sua vez enviou os respiradores para a Etiópia. Uma vez desviados os concorrentes externos, a carga chegou a São Paulo, e um voo fretado levou o equipamento para passar pela liberação alfandegária apenas no Maranhão, evitando qualquer intervenção interna. Em declaração à Folha de S. Paulo, o secretário estadual de Indústria e Comércio afirmou que, de outra maneira, o estado levaria três meses para conseguir o equipamento.

Poder de decisão

O projeto Mães da Favela, que já conseguiu arrecadar quase R$ 4,5 milhões para transformar em auxílio mínimo para mulheres em comunidades de baixa renda de todo o Brasil, abriu mais uma frente de campanha. Celebridades como Zeca Pagodinho, Giovanna Antonelli e Lulu Santos vêm doando itens que serão leiloados no próximo dia 22 de abril , com toda renda revertida para o programa. O Mães da Favela distribui, por dois meses, R$ 120 por mulher atendida. O diferencial do projeto, explica Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas e organizador da ação, é o fato de o valor, mesmo sendo baixo, ser entregue para que sua gestão seja feita pela família. "Muitas vezes, entregamos um saco de feijão e o que ela precisa é o gás, por exemplo", diz. A campanha por doações continua, e você pode participar aqui.

Contra a desinformação

O Facebook, que desde antes da pandemia aparece como ferramenta central em casos de desinformação de consequências imensas, anunciou hoje que vai avisar diretamente os usuários que consultarem informações falsas relacionadas ao novo coronavírus. Quem clicar em mensagens desse teor, consideradas de "risco iminente à saúde", comentar ou compartilhar o material, receberá uma mensagem solicitando que consultem fontes seguras, como o site da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mais leitos em PE

O governo do Estado de Pernambuco passou a gerenciar, desde a manhã de hoje (16), um hospital privado que estava fechado há quase dois anos. Agora, o hospital será referência para a Covid-19. Na abertura, o equipamento conta com 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria, mas tem capacidade para chegar a 230 leitos no total.

Testes para a população de rua

A prefeitura de Salvador anunciou que fará testes rápidos para diagnosticar o coronavírus em pessoas em situação de rua e poder realizar o tratamento e isolamento adequado dos pacientes. Apesar do anúncio, no entanto, a prefeitura ainda não divulgou a data do início da ação.

Mais #BoasNotíciasEcoa: