Sandálias descartadas de PVC viram piso de playground
Ler resumo da notícia
Um ótimo exemplo da chamada lógica da economia circular que vai dos pés ao chão: a Linus, fabricante de sandálias veganas de PVC, numa parceria com a Playpiso, agora encaminha seus calçados que seriam descartados para se transformarem em pisos de playgrounds infantis.
Em vez de jogar fora, a empresa encoraja os consumidores a levarem seus pares de sandálias usados a suas lojas. De lá, as peças são encaminhadas para trituração e, em seguida, são misturadas a pneus velhos também triturados para, na sequência, se tornarem o recheio de novos pisos que amortecem quedas das crianças brincantes em parques. O projeto-piloto do material já está sendo utilizado no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo.
As sandálias da Linus são feitas de PVC ecológico expandido, material que já é 100% reciclável. Porém, a fabricação do calçado ainda conta com pontos mais sustentáveis: todos os lubrificantes e plastificantes são compostos por óleos vegetais, a fivela facilita a reciclagem e toda a produção é livre de plástico, incluindo a embalagem. "Não adianta ser apenas reciclável. É preciso também mostrar qual a origem do seu material", lembra Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus.
Segundo ela, as sandálias possuem - propositalmente - um ciclo de vida grande e podem ser encaminhadas para qualquer estação de reciclagem. Porém, a iniciativa com a Playpiso, uma das maiores fabricantes de pisos esportivos do país, é um projeto que deve ser um exemplo de circularidade. "A economia circular é crucial para aprimorar a gestão de resíduos".

Em operação desde 2018, a Linus também produz meias e bonés, além de uma infinidade de cores de sandálias. A fábrica fica no sul do país e a empresa hoje conta com mais de 450 pontos de venda física. Pelo e-commerce, já são mais de 200 mil pedidos desde sua fundação, e a expectativa é a abertura de outros 50 pontos de venda fora do Brasil neste ano.
[Esta reportagem faz parte da newsletter "Negócios Sustentáveis". Inscreva-se para receber gratuitamente no seu email toda segunda-feira]
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Milton de Mello Bonani
Excelente iniciativa! A gente sabe que borracha de pneu é um problema para o meio ambiente. Quanto mais reciclar melhor. Parabéns!
Maria Auxiliadora Vieira Cabral Abreu Sodre
Minha família toda usa essas sandálias da Lynus. São maravilhosas! Aqui em Vitória compro pela Internet, pois não tem loja física. Quando estragam onde é que eu poderia colocar pra reciclagem? Gostei muito da ideia.
Bernardo Degê
Não precisa mostrar a foto... deixa a gente imaginar.