Mariana Sgarioni

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Reportagem

Sandálias descartadas de PVC viram piso de playground

Um ótimo exemplo da chamada lógica da economia circular que vai dos pés ao chão: a Linus, fabricante de sandálias veganas de PVC, numa parceria com a Playpiso, agora encaminha seus calçados que seriam descartados para se transformarem em pisos de playgrounds infantis.

Em vez de jogar fora, a empresa encoraja os consumidores a levarem seus pares de sandálias usados a suas lojas. De lá, as peças são encaminhadas para trituração e, em seguida, são misturadas a pneus velhos também triturados para, na sequência, se tornarem o recheio de novos pisos que amortecem quedas das crianças brincantes em parques. O projeto-piloto do material já está sendo utilizado no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo.

As sandálias da Linus são feitas de PVC ecológico expandido, material que já é 100% reciclável. Porém, a fabricação do calçado ainda conta com pontos mais sustentáveis: todos os lubrificantes e plastificantes são compostos por óleos vegetais, a fivela facilita a reciclagem e toda a produção é livre de plástico, incluindo a embalagem. "Não adianta ser apenas reciclável. É preciso também mostrar qual a origem do seu material", lembra Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus.

Segundo ela, as sandálias possuem - propositalmente - um ciclo de vida grande e podem ser encaminhadas para qualquer estação de reciclagem. Porém, a iniciativa com a Playpiso, uma das maiores fabricantes de pisos esportivos do país, é um projeto que deve ser um exemplo de circularidade. "A economia circular é crucial para aprimorar a gestão de resíduos".

Playground do Club Athletico Paulistano usa material reaproveitado de sandálias
Playground do Club Athletico Paulistano usa material reaproveitado de sandálias Imagem: Reprodução/Instagram Playpiso

Em operação desde 2018, a Linus também produz meias e bonés, além de uma infinidade de cores de sandálias. A fábrica fica no sul do país e a empresa hoje conta com mais de 450 pontos de venda física. Pelo e-commerce, já são mais de 200 mil pedidos desde sua fundação, e a expectativa é a abertura de outros 50 pontos de venda fora do Brasil neste ano.

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