Por que novas picapes gigantes levam menos carga que a compacta Fiat Strada
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Algumas picapes de grande porte comercializadas no Brasil, como Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado, surpreendem pela capacidade de carga semelhante ou até menor do que a de picapes compactas como a Fiat Strada.
Para se ter uma ideia, essas picapes gigantes, com quase 6 metros de comprimento, carregam entre 524 kg e 728 kg, enquanto a Strada é capaz de transportar até 720 kg.
Essa característica se deve à própria concepção desses veículos.
Tais picapes de grande porte são concebidas e fabricadas nos Estados Unidos, onde a capacidade de carga, que é a quantidade de peso para a qual o veículo é homologado para transportar, incluindo combustível e os próprios ocupantes, é uma característica menos valorizada.
Lá, picapes desse porte raramente são utilizadas para o trabalho pesado e seus compradores buscam outra característica: a capacidade de reboque.
Isso acontece porque, muitas vezes, clientes de F-150, 1500 e Silverado costumam recorrer a esses veículos para tracionar trailers e carretinhas para transporte de motocicletas, motos aquáticas e outros veículos.
Nesse quesito, o trio de destaca e abre larga vantagem sobre a compacta Strada, a picape mais vendida do Brasil na atualidade.
A título de comparação, a capacidade de reboque da Ram 1500 é de até 4.490 kg, contra 4.128 kg da Chevrolet Silverado e 3.315 kg da Ford F-150. Na Strada, a carga rebocável é de até apenas 400 kg.
Questão de vocação
Segundo o professor Cleber Willian, da Faculdade de Engenharia Mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana), é importante entender para qual finalidade cada veículo é projetado.
Em relação à F-150, à Ram 1500 e à Chevrolet Silverado, apesar do porte avantajado, seu foco principal é o conforto e o espaço interno - enquanto a Fiat Strada nasceu como um veículo utilitário versátil, igualmente conduzido com CNH de categoria B, com dimensões compactas e de baixo custo - concebido, prncipalmente, para o transporte de cargas.
"No desenvolvimento de um projeto veicular, é fundamental identificar os atributos mais valorizados pelos clientes e pelo público-alvo específico. Para picapes de luxo grandes, os principais atributos incluem conforto, estética, conectividade, estabilidade, potência e torque do motor. A configuração da suspensão, nesse caso, prioriza o conforto em relação à capacidade de carga, visando atender a um perfil de consumidor que, além do desempenho, pode valorizar características como capacidade de reboque para uso transporte de lanchas e trailers".
Em relação às picapes compactas, voltadas principalmente ao transporte de carga leve, prossegue, "a suspensão é configurada para maximizar a capacidade de carga, destacando um dos principais diferenciais entre as duas categorias de picapes. Nesse segmento, a capacidade de carga e consumo de combustível são mais relevantes do que os atributos luxo e conforto".
Legislação brasileira

A menor capacidade de carga do trio de picapes gigantes que é tema desta reportagem também amplia seu público consumidor.
As três podem ser conduzidas por motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria B, a mesma de carros de passeio, porque têm PBT (Peso Bruto Total, que é o peso do veículo somado à sua capacidade de carga) inferior a 3.500 kg.
Se o PBT for acima de 3,5 toneladas, aí o veículo é considerado caminhão - e requer CNH de categoria C.
É o caso das picapes Ram 2500 e 3500, ainda maiores do que a 1500 e que têm capacidade de carga de até, respectivamente, 1.088 kg e 1.752 kg.
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6 comentários
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Rafael Alves Ferreira
Aqui é Brega, coisa de new rich.
Jair Machado
Esses trambolhos são bons pra pegar estrada, comprar um caminhão desse pra dar rolê na cidade tem que ter muito ânimo.
Evandro Oliveira
Mesmo tendo uma grande capacidade de reboque, não há justificativa para uma capacidade de carga tão baixa.