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Inmetro atualiza lista de SUVs flex mais econômicos com novidades híbridas

Fiat Pulse Audace T200 Hybrid - Divulgação
Fiat Pulse Audace T200 Hybrid Imagem: Divulgação

Gabriel Lima, colaboração para o UOL

25/01/2025 05h30

A primeira lista do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em 2025 com o consumo de combustível dos automóveis à venda no Brasil atualmente foi divulgada recentemente. Ela faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), responsável por adicionar ao para-brisa dos carros o adesivo de eficiência energética.

E a lista inclui, é claro, os SUVs, que nos últimos anos têm sido destaque no mercado do Brasil. Aqui abaixo temos o top 10 entre os flex mais econômicos disponíveis, com as novas versões híbridas de Fiat Pulse e Fiat Fastback.

A lista considera a versão mais eficiente de cada modelo zero-quilômetro, e em caso de empate coloca ambos. Ou seja, possui mais de dez veículos.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.

Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover. Cada combustível tem determinada quantidade de energia por litro abastecido.

Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel.

A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.

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Os SUVs mais econômicos do Brasil

  • Divulgação

    Toyota Corolla Cross

    Motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT

    Nota A
    Consumo energético - 1,29 MJ/km

    Consumo cidade - 12,5 km/l (etanol) / 17,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina)

  • Fiat Pulse

    Motor 1.0 turbo flex com sistema híbrido e câmbio CVT de 7 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,54 MJ/km

    Consumo cidade - 9,3 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gasolina)

  • Citroën Basalt

    Motor 1.0 com câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,55 MJ/km

    Consumo cidade - 9,3 km/l (etanol) / 13,0 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina)

  • Fiat Fastback

    Motor 1.0 turbo flex com sistema híbrido e câmbio CVT de 7 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,62 MJ/km

    Consumo cidade - 8,9 km/l (etanol) / 12,6 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina)

  • Honda HR-V

    Motor 1.5 flex e câmbio CVT

    Nota A
    Consumo energético - 1,62 MJ/km

    Consumo cidade - 8,8 km/l (etanol) / 12,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina)

  • Peugeot 2008

    Motor 1.0 com câmbio CVT de 7 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,66 MJ/km

    Consumo cidade - 8,6 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)

  • Volkswagen T-Cross

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,67 MJ/km

    Consumo cidade - 8,2 km/l (etanol) / 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)

  • Volkswagen Nivus

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,68 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol) / 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 9,9 km/l (etanol) / 14,1 km/l (gasolina)

  • Citroën C4 Cactus

    Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,73 MJ/km

    Consumo cidade - 8,2 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)

  • Hyundai Creta

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota A
    Consumo energético - 1,75 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol) / 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 9,1 km/l (etanol) / 12,6 km/l (gasolina)

Fonte: Inmetro

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