Inmetro atualiza lista de SUVs flex mais econômicos com novidades híbridas

A primeira lista do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em 2025 com o consumo de combustível dos automóveis à venda no Brasil atualmente foi divulgada recentemente. Ela faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), responsável por adicionar ao para-brisa dos carros o adesivo de eficiência energética.
E a lista inclui, é claro, os SUVs, que nos últimos anos têm sido destaque no mercado do Brasil. Aqui abaixo temos o top 10 entre os flex mais econômicos disponíveis, com as novas versões híbridas de Fiat Pulse e Fiat Fastback.
A lista considera a versão mais eficiente de cada modelo zero-quilômetro, e em caso de empate coloca ambos. Ou seja, possui mais de dez veículos.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover. Cada combustível tem determinada quantidade de energia por litro abastecido.
Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel.
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.
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Os SUVs mais econômicos do Brasil
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Toyota Corolla Cross
Motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT
Nota A
Consumo energético - 1,29 MJ/kmConsumo cidade - 12,5 km/l (etanol) / 17,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina)
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Fiat Pulse
Motor 1.0 turbo flex com sistema híbrido e câmbio CVT de 7 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,54 MJ/kmConsumo cidade - 9,3 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gasolina)
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Citroën Basalt
Motor 1.0 com câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,55 MJ/kmConsumo cidade - 9,3 km/l (etanol) / 13,0 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina)
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Fiat Fastback
Motor 1.0 turbo flex com sistema híbrido e câmbio CVT de 7 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,62 MJ/kmConsumo cidade - 8,9 km/l (etanol) / 12,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina)
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Honda HR-V
Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota A
Consumo energético - 1,62 MJ/kmConsumo cidade - 8,8 km/l (etanol) / 12,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina)
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Peugeot 2008
Motor 1.0 com câmbio CVT de 7 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,66 MJ/kmConsumo cidade - 8,6 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
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Volkswagen T-Cross
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,67 MJ/kmConsumo cidade - 8,2 km/l (etanol) / 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
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Volkswagen Nivus
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,68 MJ/kmConsumo cidade - 8,3 km/l (etanol) / 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 9,9 km/l (etanol) / 14,1 km/l (gasolina)
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Citroën C4 Cactus
Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,73 MJ/kmConsumo cidade - 8,2 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)
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Hyundai Creta
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota A
Consumo energético - 1,75 MJ/kmConsumo cidade - 8,3 km/l (etanol) / 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 9,1 km/l (etanol) / 12,6 km/l (gasolina)
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