Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Beber café ou chá pode reduzir riscos de AVC e demência, sugere estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

18/11/2021 13h46

Tomar café ou chá (ou ambas as bebidas) pode diminuir os riscos de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e de desenvolver demência ao longo da vida. É o que concluiu um estudo divulgado no periódico PLOS Medicine, nesta terça-feira (16).

No entanto, os autores do artigo explicam que ainda não é possível afirmar a relação de causalidade. Para isso, seriam necessários mais estudos para entender a associação entre beber chá ou café com riscos de AVC e demência.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores chineses analisaram 365.682 participantes do UK Biobank, um estudo de longo prazo realizado no Reino Unido.
  • Eles foram recrutados entre 2006 e 2010 e, depois, acompanhados até 2020, e tinham idade entre 50 e 74 anos.
  • No início, os participantes deveriam relatar a ingestão (ou não) de café e chá.
  • Durante o período do estudo, 5.079 participantes desenvolveram demência e 10.053 experimentaram pelo menos um derrame.

Quais foram os resultados

Pessoas que beberam 2 a 3 xícaras de café ou 3 a 5 xícaras de chá por dia, ou uma combinação de 4 a 6 xícaras de café e chá, tiveram a menor incidência de derrame ou demência.

Participantes que beberam de 2 a 3 xícaras de café e 2 a 3 xícaras de chá por dia tiveram um risco 32% menor de derrame e um risco 28% menor de demência, em comparação com aqueles que não bebiam café nem chá.

A ingestão de café sozinho ou em combinação com o chá também foi associada a menor risco de demência pós-AVC.

Finalmente, embora seja possível que o consumo de café e chá possa proteger contra AVC, demência e demência pós-AVC, essa causalidade não pode ser inferida a partir das associações.

Por que este estudo é importante

De acordo com os pesquisadores, embora a causalidade não possa ser afirmada, essas descobertas destacam uma relação em potencial e benéfica do consumo das duas bebidas e o risco de AVC, demência ou demência pós-AVC.

Esses achados também podem ser do interesse dos médicos envolvidos na prevenção e tratamento dos três quadros citados acima.