Edmo Atique Gabriel

Edmo Atique Gabriel

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Broncoaspiração: engasgo não é 'bobagem' e pode causar parada cardíaca

Existem situações em nosso cotidiano que são verdadeiramente perigosas para a nossa saúde, mas acabam passando completamente despercebidas ou não recebem a nossa devida atenção, que classificamos coisas que oferecem risco real à nossa vida como uma "bobagem". É o caso da broncoaspiração, popularmente chamada de engasgo.

No final de 2023, mais precisamente no dia de Natal, o ex-piloto de Fórmula-1 Wilson Fittipaldi apresentou uma parada cardiorrespiratória após se engasgar com um pedaço de carne. Como o reflexo de engasgar nada mais é do que uma defesa de nosso corpo contra algum objeto ou alimento que possa entrar em nossos pulmões, a fragilidade ou ineficácia do reflexo significa risco de parada cardiorrespiratória imediata.

Este cenário trágico, na prática, pode ser melhor compreendido da seguinte forma:

Um objeto estranho ou mesmo um pedaço de alimento, diante de um frágil reflexo de engasgo, acaba sendo sugado ou aspirado para o interior de nossos tubos respiratórios, conhecidos como brônquios. Isso causa a obstrução da nossa respiração de forma absolutamente aguda, com parada da função pulmonar e cardíaca.

Sim, isso mesmo que vocês então devem estar pensando neste momento: um adulto pode morrer por causa de um pedaço de carne que entrou nos pulmões, uma criança pode morrer após broncoaspirar um objeto.

Devido a importância do assunto, a seguir, faço uma rodada de perguntas e respostas, para tirar dúvidas e ajudar a evitar o problema.

Quais são as pessoas com maior risco para uma broncoaspiração?

Os mais suscetíveis são os recém-nascidos, idosos e também as pessoas que estão acamadas.

Quais medidas preventivas para evitar uma tragédia?

Continua após a publicidade

No casos dos bebês, durante as mamadas, as mães devem seguir o ritmo natural de sucção, evitando ansiedade em fazer a criança ingerir o leite muito rapidamente.

No caso dos adultos, tanto em idade avançada como os acamados, os alimentos devem ser oferecidos de forma bem fragmentada, em pequenas porções, bem triturados. Evitar oferecer alimentos e bebidas simultaneamente. Além disso, a postura corporal para se alimentar é fundamental: não ficar deitado nem em posição muito baixa em relação a cama .

Existe associação entre broncoaspiração e pneumonia?

Sim , a presença de material "estranho" nas vias aéreas , como no caso de objetos e alimentos, pode ser um foco importante de infecção pulmonar. Caso este quadro não seja rapidamente diagnosticado e tratado, a infecção pode se alastrar e causar falência de órgãos.

Quais os sintomas de broncoaspiração?

São frequentes a falta de ar, pele arroxeada (cianose), respiração com ruídos e esforço muscular intenso para conseguir respirar.

Continua após a publicidade

Quais as chances de reanimar uma pessoa em parada cardiorrespiratória por broncoaspiração?

As chances não são boas, pois a obstrução das vias aéreas por um material "estranho" leva a uma parada cardiorrespiratória geralmente imediata, com intensa sobrecarga do coração.

Mesmo dentro do hospital, quando ocorre uma situação como esta, os resultados da reanimação não costumam ser favoráveis.

Por que vale a pena este debate sobre a broncoaspiração?

Exatamente por ser algo que parece simples, previsível e que, quando acontece, o risco de morte é considerável. Além disso, quem já vivenciou uma situação como esta com algum familiar sabe o quanto traumático é.

Posso admitir que enfrentei isso há uns 15 anos com uma tia e não consegui de forma alguma salvá-la após a parada cardiorrespiratória.

Continua após a publicidade

Acontece de forma tão rápida e tão súbita que, em geral, nosso corpo não consegue se ajustar, não há tempo para se organizar diante de uma obstrução significativa das vias aéreas.

Deixo como dicas a máxima atenção quanto aos grupos de maior suscetibilidade e o conhecimento acerca das principais medidas preventivas.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes