Edmo Atique Gabriel

Edmo Atique Gabriel

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Acorda muito durante a noite? Sono entrecortado atrapalha prática esportiva

Umas das piores coisas para nosso corpo é não ter uma noite de sono completa. Acordar no meio da noite e simplesmente perder o sono atrapalha tudo que planejamos fazer no dia seguinte, principalmente as atividades físicas. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, em diferentes faixas de idade, mas não podemos deixar que isso se torne uma rotina.

No consultório, costumo ouvir os pacientes dizerem que apresentam despertares súbitos no meio da madrugada e que, por este motivo, vivem cansados. Na sequência, eu pergunto há quanto tempo isso vem acontecendo, e a resposta é avassaladora: "Há muitos anos estou nessa situação". Como assim? Eu, como médico, quero que as pessoas façam atividades físicas para o bem-estar de seu corpo e sua mente, entretanto, como conseguir esse objetivo se o sono noturno dessa pessoa tem uma sequência de interrupções súbitas?

A qualidade do sono noturno está diretamente relacionada às nossas emoções, funções metabólicas, energia e imunidade. Alguns estudos demonstram que 40% da população adulta enfrentam períodos de sono entrecortado, dificultando um bom rendimento nas suas atividades esportivas. Isso pode estar sendo causado por estresse, ansiedade, consumo de bebidas ricas em cafeína e tabagismo.

Existem muito mais detalhes nesse cenário, que engloba sono difícil e baixa produtividade nas atividades físicas. Para aprofundarmos e tornamos mais fácil o entendimento, vamos para nossa rodada de perguntas e respostas. Quero que vocês coloquem, ao final, suas opiniões e experiências, pois certamente todos nós podemos já ter passado ou estarmos passando por isso.

1. Quais seriam os padrões de perda de sono que mais afetam as atividades físicas?

Podemos destacar três padrões principais:

aquelas pessoas que praticamente passam a noite em claro;

aquelas que demoram para pegar no sono;

aquelas que pegam no sono, despertam ao longo da madrugada e não dormem mais.

Continua após a publicidade

2. Naquelas pessoas que fazem atividade física com muita regularidade, qual seria o impacto de muitos despertares noturnos?

Quem treina bastante, tanto na intensidade como na frequência, e não consegue dormir bem sofre bastante em algumas situações como sessões de treino muito cedo pela manhã, viajar muito cedo pela manhã ou viagens noturnas, treinos em cidades de altitude elevada e em caso de treinos com suporte de suplementos anabolizantes ou energéticos.

3. Do ponto de vista físico e mental, o que muda em nosso corpo quando treinamos após uma noite de sono ruim?

A perda qualitativa é enorme:

as pessoas não conseguem sustentar uma força adequada;

a tomada de decisão se torna lenta;

Continua após a publicidade

os reflexos ficam reduzidos;

o nível de compreensão dos movimentos cai;

as habilidades motoras mais refinadas (como controle de tônus e cadência) praticamente desaparecem.

4. Em qual período do dia que ficam mais nítidos os efeitos da falta de sono na hora de fazer atividade física?

Esse entendimento é fundamental, pois algumas pessoas buscam um nível de atividade física mais intenso e outras mantêm um padrão mais comedido e talvez mais ocasional.

Pessoas com muita disciplina e rigor costumam sentir cansaço tanto de manhã como final do dia.

Continua após a publicidade

As pessoas que se exercitam pouco tendem a sentir maior limitação no final do dia.

5. Qual o pior cenário de um sono ruim para nossas atividades físicas?

Podemos dizer, com base nos principais estudos, que existem dois cenários negativos. O primeiro seria passar a noite em claro e no dia seguinte fazer atividades físicas; o outro cenário seria iniciar o ciclo do sono, acordar no meio da noite e praticar atividades físicas no dia seguinte. Nessas duas situações, nossas condições físicas e mentais não estarão alinhadas com as demandas exigidas pelo exercício físico.

6. Em termos percentuais, qual a perda de rendimento físico após uma noite de sono incompleto?

Temos uma perda progressiva no dia seguinte, aproximadamente uma queda de 0,5% por hora. Isso reforça a tese sobre o maior grau de estafa e cansaço ser observado no final do dia.

Não é normal

Muitas vezes, o baixo rendimento na prática física é fruto de um problema cumulativo e sério: noites de sono com muitos despertares. Não se deve aceitar essa condição e se acomodar. Também não é necessário, de imediato, tomar remédio.

Continua após a publicidade

A primeira estratégia é mudar seu estilo de vida, incorporando hábitos mais saudáveis. Procure organizar melhor sua vida, controle melhor o estresse —as emoções são parte essencial de nossa vida, mas não podemos ser reféns delas. Atividade física propicia inúmeros benefícios, mas agrega muito pouco para as pessoas que convivem e aceitam noites com muitos despertares.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes