Luciana Gimenez revela que é demissexual; entenda o que significa o termo

Ler resumo da notícia
A apresentadora Luciana Gimenez voltou a afirmar ontem que é demissexual. Após a declaração, o termo atraiu a curiosidade dos internautas e apareceu como destaque de pesquisas no Google Trends.
O que aconteceu
A apresentadora falou sobre sua sexualidade no programa "Na Palma da Mari", da CNN Brasil. Na entrevista, ela comentou sobre a necessidade de rotular qualquer aspecto das relações. "Agora dão nome para tudo, eu dei risada", brincou.
Para sair com alguém, normalmente eu conheço, saio para jantar, vejo se vale a pena. Eu tenho muito respeito pelo meu corpo. Para eu ficar nua na frente de uma pessoa, tem que valer muito a pena Luciana Gimenez
Não é a primeira vez que Luciana se declara demissexual. No ano passado, ela disse em entrevista à revista "Quem" que tem dificuldade com sexo casual. "Uma vez alguém foi no programa [SuperPop] e falou que era demissexual. Falei: 'Sou eu'", afirmou à revista.
Na mesma entrevista, Luciana comentou que as pessoas costumam estranhar o termo. "Quando eu digo isso, o povo ri da minha cara. O que eu quis dizer é que eu sou uma pessoa que precisa ter algum sentimento para sair com alguém. Não é só: 'Vamos lá'", disse.
O que é demissexualidade?
Os demissexuais geralmente precisam de um vínculo emocional profundo antes de desenvolverem interesse sexual. Isso significa que a atração sexual está intimamente ligada ao desenvolvimento de uma conexão emocional e não surge de forma independente.
O que diferencia essa orientação é justamente o fato de que, em outros espectros, as pessoas conseguem sentir atração sexual por outras pessoas, sem que se importem com o grau de intimidade ou envolvimento, explicou Rosana Cibok, psicóloga cognitivo comportamental.
Para Luciana, por exemplo, sexo casual não funciona. "Para sair com alguém, normalmente eu conheço, saio para jantar, vejo se vale a pena. Eu tenho muito respeito pelo meu corpo. Para eu ficar nua na frente de uma pessoa, tem que valer muito a pena", conta.
A demissexualidade está dentro do espectro LGBTQIAP+. O psicólogo Fábio Borba, especialistas em questões de sexualidade, explica que esses termos entram na letra A da sigla, que quer dizer assexual — uma expressão guarda-chuva que engloba outros tipos de definições. "Assexuais são pessoas que podem não sentir atração sexual, sentem pouca atração ou só possuem atração depois que um vínculo emocional é formado com alguém, podendo demorar meses ou anos", disse.
Acho que é um lugar muito sagrado, na minha cama então, acho que teria que mandar todos os exames, mandar a ficha criminal para dormir na minha cama. Cada vez mais eu me preservo muito. Eu tenho que estar envolvida. Como você vai ficar com uma pessoa que você não conhece?, questionou Luciana.
* Com informações de reportagens publicadas em 06/06/2023 e 07/06/2024.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.