'Não vou suprir vontade de sexo com desconhecido': o que é demissexualidade
O Sem Filtro de hoje (6) falou sobre novos termos relacionados à sexualidade, entre eles sapio e demissexual. Segundo pesquisa exclusiva do Google Trends, a busca dos brasileiros por esses termos relacionados à sexualidade, entre eles sapio e demissexual, 260% e 210%, respectivamente. Mas o que significam essas palavras?
Sapiossexual é quem sente atração sexual quando há admiração pela inteligência do outro. E demi é quem precisa de uma ligação emocional pra sentir desejo: sintonia de ideias, de personalidades e de gostos. E é dentro do segundo termo que a professora de inglês Petúnia da Silva Magalhães, 29, entende sua sexualidade. "Sexo é visto como se fosse uma vontade involuntária que precisa ser suprida. Mas nem todo mundo consegue suprir essa vontade com um desconhecido", diz.
O psicólogo Fábio Borba, especialistas em questões LGBTQIAI+, explica que esses termos entram na letra A da sigla, que quer dizer assexual —é, portanto, uma orientação sexual. É uma expressão guarda-chuva que engloba outros tipos de definições. "Assexuais são pessoas que podem não sentir atração sexual, sentem pouca atração ou só possuem atração depois que um vínculo emocional é formado com alguém, podendo demorar meses ou anos", disse.
"Me descobri há um ano. Desde a adolescência percebia que era diferente, me sentia estranha porque eu percebia que havia um burburinho por eu não ficar com meninos nem meninas na escola. Sou uma mulher cis hétero e já fui questionada se era lésbica por nunca ser vista ficando com meninos ou tendo paqueras", diz Petúnia.
Para Petúnia, conhecer o termo a ajudou a entender e aceitar quem é. "Me reconhecer como demi está me ajudando na maneira como me relaciono com outros e me ajuda em encontrar alguém que me entenda e respeite."
Borba considera importante que a sociedade dê visibilidade para esses novos termos. "Ajuda a promover a visibilidade, o reconhecimento das diversas experiências e realidades das pessoas que fazem parte de uma comunidade. E também organizar políticas públicas", explica o especialista.
Cris Guterres: 'Trazer alguns termos é importante para se identificar'
Ainda durante o programa, a colunista de Universa Cris Guterres destacou a importância de dar cada vez mais importância e relevância para termos como sapiossexual e demissexual. Para ela, falar sobre essas definições ajuda as pessoas a se identificarem e não se sentirem excluídas ou diferentes.
Acho que quando a gente traz alguns termos para identificar é bacana para não achar que você é uma peça fora do baralho e está perdida. Tem muita gente que diz que se interessa sexualmente pelo físico, mas eu, por exemplo, não consigo me interessar sexualmente por uma pessoa só por olhar e querer transar. Me identifico muito com a definição de sapiossexual. Cris Guterres
Guterres também chamou a atenção para muitas vezes, as pessoas mentirem sobre a frequência com que fazem sexo. "Brasileiro gosta muito de mentir sobre frequência sexual. Ele gosta de falar nas pesquisas que transa e que transa na primeira vez, então muitas das pesquisas que são feitas no Brasil a gente não tem o real comportamento sexual do brasileiro", disse.
Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":
Lutadoras sofrem abusos: 'No ciclo da violência doméstica, o que mais fere é perder força emocional'
Mackenzie Dern e Gabi Garcia contaram recentemente que foram agredidas pelos maridos.
Piolho nos cílios postiços? Falta de cuidados com extensão pode causar danos à saúde
Tendência de beleza, extensão de cílios pode causar problemas se não houver a manutenção adequada.
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.