Topo

Golpe do Nude: como se proteger de chantagem por fotos nuas

Sextorsão: como se proteger e o que fazer quando for vítima desse crime - Getty Images/iStockphoto
Sextorsão: como se proteger e o que fazer quando for vítima desse crime Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Universa, em São Paulo

25/05/2023 13h07

Um esquema, conhecido como Golpe dos Nudes, será o tema do episódio do Linha Direta, que vai ao ar hoje. A prática dos bandidos era de fazer sextorsão contra as vítimas.

No golpe, a vítima recebe um e-mail de um suposto hacker exigindo dinheiro sob ameaça de vazar nudes.

Mas como se proteger de situações como essa?

Manter a calma

Nesse tipo de golpe, os criminosos se utilizam de engenharia social para causar desespero, para que a vítima aja rápido e sem pensar. Portanto, caso receba um e-mail assim, a principal dica é manter a calma, tentar não agir de forma reativa e acionar uma rede de apoio para pensar no que fazer.

Pesquisar no Google

Vale a pena pegar as palavras-chaves desse e-mail ou mesmo copiar a primeira frase e jogar com aspas no buscador. Isso é importante para que a vítima veja se alguém mais passou por esse golpe e que providências foram tomadas.

Proteger suas informações

Como já citado, uma das principais dicas para evitar perder o controle de suas informações pessoais é manter senhas fortes e diferentes para cada uma das contas. Assim, se uma dessas senhas acabar vazada, você não se sentirá tão vulnerável em todas as suas contas.

Como saber se minha senha vazou?

Sites como o Firefox Monitor e o Minha Senha avisam se você esteve envolvido em algum grande vazamento de dados. Conferir isso é importante para se manter protegido.

Usar um gerenciador de senhas

Para quem está se perguntando como lembrar de tanta senha diferente, existem os gerenciadores de senhas. Eles funcionam como um cofre seguro que guardam senhas de diferentes redes, sites e aplicativos. Basta se lembrar de uma senha mestre que dará acesso a esse cofre.

Ativar a verificação em duas etapas

A maioria das redes que usamos tem o recurso da verificação em dois fatores. Funciona como uma dupla camada de proteção. Alguns funcionam por SMS, mas não são mais considerados seguros porque alguns golpes já se aproveitam disso. O ideal é usar aplicativos que fazem a autenticação em duas etapas, funcionando como um token, que gera uma senha na hora como dupla camada de verificação. É uma camada extra de prevenção.

Recorrer à lei

A sextorsão é crime com pena mínima de quatro anos. Se houver uma ameaça desse tipo, mesmo que um golpe, é possível fazer um boletim de ocorrência. E a Lei Carolina Dieckmann fala justamente sobre invasão de dispositivos, caso isso ocorra de fato.

Fonte: Manu Ribeiro, da ONG Safernet, em matéria publicada em 03/11/2022