Topo

Sua posição de dormir com o par pode dizer muito sobre a relação

Casal deitado na cama - Unsplash
Casal deitado na cama Imagem: Unsplash

Colaboração para Universa

25/05/2023 04h00

Você já notou que, após uma briga, costuma dormir de costas para o parceiro? Ou que, depois de um dia mais romântico, você e seu par dormem com os corpos entrelaçados? De acordo com especialistas ouvidos por Universa, o momento que você vive em seu relacionamento pode ser refletido na posição em que o casal dorme.

De costas para o outro, mas encostados

Um casal que costuma dormir nesta posição preserva seu espaço sem perder o contato. Geralmente são pessoas dinâmicas, que têm vidas independentes, mas uma relação estável e saudável. Além disso, essa posição revela que há confiança na relação e que um necessita da presença do outro. Essa simetria mostra que os dois estão em sintonia e o tempo de afastamento entre os dois é curto.

De costas e afastados

Se vocês têm dormido nessa posição, é sinal de algo pode estar errado na relação. Essa posição revela a necessidade de afastamento e mais liberdade na vida a dois. Se as mãos dos dois estiverem fechadas e o corpo tenso, é sinal de que eles não querem se comunicar após uma briga.

De frente para o outro, mas sem toque

O casal que dorme nessa posição quer intimidade e tem necessidade de observar o par, mas sabe respeitar o espaço alheio e a tende a sentir menos ciúme. Eles sabem lidar com a rotina e com os problemas cotidianos, sem nunca se distanciar. Mesmo que não exista o toque, o simples fato de todo o corpo estar voltado para o outro significa aceitação do outro como parte de si mesmo. Provavelmente são dois grandes amigos e companheiros e a vida sexual é bastante ativa.

Entrelaçados

Para os especialistas em linguagem corporal, essa posição é sinal de desejo ardente e de uma paixão muito forte. Ela é muito comum no início de uma relação e costuma ocorrer quando ambos caem no sono após o sexo, ainda na intenção de serem um corpo só. O entrelaçamento das pernas revela o desejo sexual.

Conchinha

A pessoa que abraça tende a guiar o outro na relação e protegê-lo, e o par se sente confiante e confortável ao lado dele. Essa talvez seja a posição que mais indica a perfeita harmonia em que o casal vive, quando os corpos se transformam em apenas um. Mas a postura também pode surgir quando há insegurança na relação e significar uma tentativa de segurar o outro numa relação que não está boa.

Abraçados

O entrelaçamento revela comprometimento, amor e carinho entre o casal. A posição também mostra que a relação está em um momento excelente e a vida sexual deve estar ótima. Aquele que busca abrigo no ombro do outro demonstra profundo afeto pelo parceiro.

Espaçoso e a encolhida

Essa não é uma posição boa para o casal. A pessoa espaçosa na cama não demonstra afeto e carinho pelo parceiro. Ela busca mais espaço como uma forma de autoafirmação na relação. A posição revela que a relação passa por um momento conturbado, no qual a pessoa que ocupa mais espaço se sente inseguro e com baixa autoestima, enquanto a pessoa em posição fetal virada para o par é alguém que ainda acredita no sucesso do relacionamento.

Cada um em seu espaço, com pés entrelaçados

Essa posição significava que o casal se ama, mas a relação precisa de mais atenção. Há um misto de paixão e divergências no relacionamento. Pode ser que o casal viva um momento de ansiedade, mudança de rotina ou pressões no trabalho. Quem dorme de costas é porque não sente necessidade de ver a parceira. Já dormir sobre o estômago e com as mãos acima da cabeça revela teimosia e necessidade de controlar o ambiente em que se vive. O contato dos pés mostra que ainda há comprometimento com o outro e cumplicidade entre o casal.

Cada um em seu espaço, mas um tocando o outro

Essa posição de dormir revela um relacionamento bastante espontâneo, com cada um respeitando o espaço do outro. O casal pode ter amigos e atividades separadas, mas a confiança é mútua. A mão estendida revela intenção de proteger e tomar conta da parceira, mas sem exagero. Já o rosto dela voltado para o homem revela confiança nele, enquanto suas mãos embaixo do rosto mostram que ela está confortável na presença dele. A demonstração de afeto por parte dela e a mão dele sobre ela, como se ele procurasse descobrir se está tudo bem, podem ser indicativos de que a posição é consequência de uma tentativa de reaproximação.

De costas, porém com o par tocando

O afastamento mostra que o casal deseja liberdade, mas a mão esticada e apoiada sobre ela revela que ele a quer por perto e quer senti-la. No caso dele, é quase uma necessidade tocar, sentir a parceira, e o homem está mais carente e se preocupa com o rumo que o relacionamento está tomando. Existe afeto, mas o nível não está tão bom quanto antes. Ela, com sua postura à frente, deve estar em um bom momento profissional, com autoestima elevada, e ele busca apoio e carinho nela.

Fontes: João Oliveira, psicólogo, mestre em cognição e linguagem e autor de "Saiba Quem Está à sua Frente" (Ed. Wak); Paulo Sergio de Camargo, especialista em linguagem corporal e autor de "Linguagem Corporal: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais" (Ed. Summus); Ronaldo Antonio Cavalli, filósofo e especialista em linguagem corporal.

Para noites de sono melhores:

Travesseiros 180 fios

Travesseiro toque de pluma

Manta de microfibra

Chá adorme.ser

Rodapé content commerce -  -