Topo

Astrólogo responde: como cada signo lida com a tristeza?

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

12/08/2020 04h00

Quem assistiu Divertida Mente, animação da Disney sobre os sentimentos humanos, sabe que tristeza é tão importante quanto alegria para uma vida equilibrada. Nem todo mundo, porém, entende como tirar proveito dessa vibe mais melancólica - e parte disso se deve à astrologia, que influencia nos perfis pessoais.

"A tristeza não deve ser ignorada. Pelo contrário, deve ser sentida e vivida para ser deixada para trás, pois faz parte da vida", opina o astrólogo Brendan Orin, astrólogo do Astrocentro. Ele lembra que se trata de uma emoção delicada e que cada pessoa, de cada signo, sente e reage à sua maneira, de um jeito bem particular.

Para entender como é o cenário sentimental, Brendan detalha, abaixo, como os representantes do zodíaco se posicionam diante da bad triste. De quebra, dá dicas para os signos se livrarem do baixo astral.

Como cada signo lida com a tristeza

via GIPHY

Áries

O nativo de Áries é do tipo de pessoa que vê a tristeza chegando, sente-a por alguns momentos, mas não vive intensamente essa vibe. O ariano, definitivamente, não gosta de perder tempo, inclusive com o que lhe incomoda. Ao invés de refletir sobre o que está vivendo, procura afugentar a sentimento. Boa dica para lidar com isso é buscar alternativas para se distrair e, literalmente, esquecer o motivo triste.

Touro

O nascido neste signo vive a sensação como se estivesse em uma fase de bad beeem profunda. É característica dele fazer com que tudo que sinta (inclusive tristeza) dure bastante. Como Touro gosta dos prazeres da vida, é justamente ali que a mudança de comportamento se reflete: pode viver o prazer ao máximo (para tentar se livrar do sentimento) ou abrir mão completamente dele - algo como: comer demais ou simplesmente não comer. Ouvir conselhos de amigos é a saída para que eles apontem o que o taurino não consegue ver.

Gêmeos

Como bom comunicador que é, o geminiano vive o momento triste contando para as outras pessoas como está se sentindo. Ao falar com amigos, colegas e todos que estiverem dispostos a escutá-lo, Gêmeos consegue externalizar seu sentimento - o que pode fazer também nas redes sociais, com músicas e frases. Para sair dessa mais rapidamente, o melhor é recorrer ao que faz melhor e conversar bastante com os amigos.

Câncer

Signo mais sensível e sentimental de todo o zodíaco, para Câncer, a tristeza é algo sério. O sentimento sempre vem com força e o canceriano se entrega a ele de forma intensa. Um porém: nem sempre o motivo da tristeza é algo tão grande como o canceriano demonstra. Pode até ser algo que ele mesmo criou e está externalizando de forma errada. Para melhorar o astral, deve refletir e se questionar se o motivo realmente vale tudo aquilo.

Leão

Leão não se permite sentir a tristeza: quer estar sempre com o astral lá em cima e faz de tudo para se animar. Entretanto, isso pode ser prejudicial porque ele se acostuma a não deixar o sentimento aparecer - e isso é uma repressão da própria vulnerabilidade. Para minimizar, a dica é curtir o amor-próprio e assumir que está numa bad, externalizando o que sente.

Virgem

Quem nasce sob o signo de Virgem não costuma lidar muito bem com sentimentos. Em consequência, quando percebe que a tristeza está se aproximando, começa a se autoanalisar. Isso significa que se questiona por que se sente daquela forma, o que tudo quer dizer, se gosta ou não etc. O virginiano fará o que pode para racionalizar e organizar tal tristeza, buscando a raiz do problema. Ajuda bastante se fizer uma lista das razões que o leve para aquele sentimento.

Libra

O libriano não é fã de demonstrar que está triste - prefere esconder o tamanho do sentimento ou até mesmo tudo o que está vivendo. Para "solucionar" o problema, Libra tende a buscar validação de outras pessoas, o que inclui ouvir dos amigos se está certo (ou não) sobre aquele determinado motivo. Mais que isso, procura receber elogios e aprovação, algo que lhe faz tão bem, para que a tristeza vá embora.

Escorpião

A turma de Escorpião gosta de viver na intensidade e na profundidade da vida. Por isso, pode-se dizer que o escorpiano vive triste e, por outro lado, também vive feliz. Isso acontece porque o nativo se aprofunda em todos os sentimentos. Para ele, se não há intensidade, então não há sentimento - é algo bem 8 ou 80. Tem um lado positivo nisso: pode usar a tristeza como fonte de autoconhecimento, ao aceitá-la com naturalidade.

Sagitário

Signo mais alto astral e animado do zodíaco, Sagitário gosta de curtir os momentos da vida. Só que, quando está triste, prefere se recolher para entender o momento. Entretanto, se pensar muito, não consegue chegar a nenhuma conclusão. Aí, busca solução na diversão. Uma boa alternativa é se dar a oportunidade de viver os dois momentos, sentindo o que é melhor na ocasião.

Capricórnio

O nativo de Capricórnio vai lidar com a tristeza buscando pela distração. Quando estiver rodeado de gente, curtirá aquilo ao máximo, para tentar esquecer um pouco o que está sentido. Mas quando chegar em casa, vai lembrar da bad. Na real, pode-se dizer que isso é uma qualidade, pois o capricorniano sabe que cada coisa tem sua hora. O que ele poderia fazer é se abrir mais, tipo tentar conversar com aquele amigo que o entende, mesmo se for durante a curtição.

Aquário

O aquariano dificilmente fica triste, já que é mais desapegado de sentimentos. Sofre apenas se isso envolver algo de extrema importância para ele. Aquário não é do tipo que se joga na tristeza por relacionamentos, por exemplo. Costuma tentar espairecer se a tristeza bate à porta - sair, beber, se divertir, bater papo com os amigos e atitudes do gênero. Ele não deixa que a tristeza atrapalhe seu dia a dia, o que é ótimo, pois consegue seguir em frente, sem reprimir os sentimentos.

Peixes

Peixes é dramático e, por isso, quando se sente tristonho, vive isso intensamente. Passa cada fase, chora o que for preciso e tudo o que tem direito. Esse comportamento está presente no dia a dia pisciano. A dica para sair dessa mais rápido é conversar com quem pode ajudar: amigos, parceiros ou família.