Topo

Chakras desalinhados: afinal, o que são e como reequilibrá-los?

Manter os sete pontos do corpo equilibrados pode trazer muitos benefícios - Avesun/Getty Images/iStockphoto
Manter os sete pontos do corpo equilibrados pode trazer muitos benefícios Imagem: Avesun/Getty Images/iStockphoto

Nathalie Ayres

Colaboração para Universa

08/12/2022 15h30

Esta é uma expressão popular, mas para explicar o que são os chacras desalinhados, é preciso primeiro entender que os chakra são os pontos de energia que carregamos em nosso corpo.

"Eles ficam espalhados ao longo de nossa coluna vertebral e são responsáveis por absorver a energia vital que existe no universo à nossa volta e depois por liberá-la transformada", explica o espiritualista Eduardo Miranda, da iQuilíbrio.

Acredita-se que os chakras são as várias camadas que nos formam:

  • físico
  • energético
  • mental
  • emocional
  • psíquico
  • espiritual

O que a linguagem popular chamada de "desalinhar" significa que esses pontos estão desequilibrados, trazendo consequências emocionais, mentais, sociais e físicas.

"O problema começa de forma sutil, como uma pequena dor ou sentimento. Com o tempo, o desalinhamento pode se tornar constante, apontando a necessidade de cuidados", diz a arquiteta e urbanista Tery Kanakura, especialista em Feng Shui, astrologia, neuroarquitetura e psicanálise.

Quais são os chakras?

São sete pontos ao longo da coluna vertebral e cabeça, e cada um deles está relacionado a partes específicas do nosso organismo e das nossas vidas.

  • Chakra Básico: representado pela cor vermelha, ele fica localizado no cóccix;
  • Chakra Sacral ou Umbilical: simbolizado pela cor laranja, ele está na altura do umbigo;
  • Chakra do Plexo Solar: indicado pela cor amarela, ele fica próximo ao sistema digestivo;
  • Chakra Cardíaco: representado pela cor verde, ele está na altura do coração;
  • Chakra Laríngeo: simbolizado pela cor azul, ele fica próximo à laringe;
  • Chakra Frontal: indicado pela cor azul-índigo, ele está na altura dos olhos;
  • Chakra Coronário: sob a cor violeta, fica no alto da cabeça.

"Se o seu chakra Laríngeo estiver obstruído ou desalinhado, provavelmente você terá problemas com a comunicação, isso pode te fazer alguém que não consegue mais tomar as próprias decisões, inseguro e cheio de medos", considera Miranda.

O alinhamento dos chakras funciona como a calibragem dos pneus de um carro. "Se eu colocar a pressão de 20, 30, 15 e 25 em cada pneu, logo este carro estará desbalanceado, comprometendo a segurança do veículo", descreve o naturopata Daniel Alan Costa, presidente da Abranatu (Associação Brasileira de Naturopatia) e professor do curso de especialização em fitoterapia e plantas medicinais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Como realinhar os chakras?

Procure alguém que entenda do assunto, mas saiba que diversas ações podem ajudar: ioga, meditação, boa alimentação, cuidados de saúde mental e etc.

Miranda ensina uma técnica interessante para começar o realinhamento:

  1. Escolha um lugar tranquilo e confortável para sentar, relaxar e começar sua meditação;
  2. Quando já estiver com a musculatura relaxada e a mente mais tranquila, comece visualizando a cor do chakra que você deseja alinhar;
  3. Imagine que o seu corpo está todo cercado por essa cor;
  4. Enquanto visualiza isso, respire fundo, inspirando pelo nariz e soltando pela boca, respirações longas, procure segurar o ar por 5 segundos, e depois solte aos poucos.
  5. Visualizando a cor escolhida, intensifique essa cor: por exemplo, se for o chakra Coronário, cuja cor é violeta, imagine esse violeta se transformando num roxo bem forte, o máximo que você puder, em seguida, vá retornando essa cor para o tom mais claro que você conseguir da cor violeta;
  6. Quando você fizer isso, terá dado a atenção necessária para o seu chakra e a consciência colocada na resolução desse problema irá desobstruir o canal dessa energia, fazendo você se sentir mais leve e equilibrado novamente.

Curte horóscopo? Você pode achar interessante

Livro 'Voa, cara! Voa!', de Márcia Fernandes

'O Livro da Lua 2023', de Márcia Mattos

Kit com 10 pedras naturais

Baralho O Tarot Negro

Colar de pedra de Gêmeos

Livro 'Bruxaria Natural', de Paige Vanderbeck

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.