Topo

Incensos: para que servem e como usar para fazer limpeza energética

Incensos ajudam a conectar com o sagrado; veja como usar - iStock
Incensos ajudam a conectar com o sagrado; veja como usar Imagem: iStock

Heloisa Noronha

Colaboração para Universa

20/11/2022 04h00

Incensos servem para bem mais do que deixar o quarto ou escritório perfumados com um aroma de sua preferência, ele também serve para que você entre em contato com o "eu interior".

"Além de purificar um ambiente, eles afastam doenças e espíritos malignos. Isso ajuda na concentração e na meditação, facilitando o entendimento dos sentimentos e emoções", conta Adriana Borges, parapsicóloga clínica.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

O incenso é uma ferramenta milenar usada por igrejas, templos budistas e hindus e diversas outras culturas religiosas na história da humanidade para ajudar na conexão com o sagrado e a agradar os deuses.

"Algumas crenças dizem que sua fumaça atua como um mensageiro, levando nossas preces até as divindades. A mistura de ervas e carvão, quando queimadas, ativam o poder de transformação daquele elemento usado na confecção da vareta", explica a dupla Rodrigo e Leonardo Almeida, que realiza um trabalho espiritualista baseado nas premissas do candomblé.

A terapeuta quântica Ingrit Reiter ressalta ainda que, assim como na aromaterapia, o cheiro dos incensos produzem um efeito quase que imediato no campo de energia das pessoas, de lugares e até dos animais.

"Quando inalamos uma essência, a 'mensagem' que está naquela planta atua diretamente no nosso sistema límbico, causando alterações no humor e nas emoções", afirma.

Fazer pedidos como proteção, paz e prosperidade, transmutar vibrações e humores e elevar a conexão com tudo o que é espiritual são algumas das finalidades dos incensos, mas é para a limpeza energética de ambientes o uso mais corriqueiro.

Para realizá-la, Adriana sugere estar descalça, usar roupas claras e limpas e "ter o coração aberto". É importante também se certificar de que o incenso escolhido seja puro, sem areia ou aditivos químicos, que distorcem a sua qualidade.

Como fazer a limpeza energética de ambientes

O processo é simples: acenda o incenso e comece a levar a fumaça por todos os cômodos da casa, de dentro para fora.

"Comece no cômodo mais longe da porta de entrada e vá passando a fumaça em cada cantinho de cada ambiente, sem esquecer de abrir móveis e armários e das quinas e junções. Passe por tudo até chegar à porta de entrada. Ao terminar, visualize toda a energia carregada evaporando porta afora e agradeça ao seu anjo da guarda por essa proteção", orienta Adriana.

Outra ideia, de acordo com Leonardo, é queimar a vareta ou o tablete pedindo que a força daquele aroma escolhido percorra cada centímetro do seu lar, trazendo harmonia.

"Passeie pelos cômodos espalhando a fumaça branca e depois coloque a vareta num incensário. Se possível sente-se um pouco, relaxe, feche os olhos, respire fundo e deixe a energia do incenso fluir por seu corpo. Você irá se sentir super bem!"

Já Ingrit recomenda, antes de acender o incenso, abrir as portas e as janelas de todos os cômodos e deixar o ar circular por uns 20 minutos.

"Se sua casa estiver limpa e arrumada, o efeito será mais duradouro", conta.

Ela pontua que que a atitude da pessoa que faz a limpeza é fundamental. Portanto, se estiver se sentindo esgotada ou estressada, tome primeiro um banho e descanse bem. Ou, ainda, reflita se é melhor deixar a "faxina" nas vibrações para um momento em que estiver com o astral mais elevado.

Curte horóscopo? Você pode achar interessante

Livro 'Voa, cara! Voa!', de Márcia Fernandes

'O Livro da Lua 2023', de Márcia Mattos

Kit com 10 pedras naturais

Baralho O Tarot Negro

Colar de pedra de Gêmeos

Livro 'Bruxaria Natural', de Paige Vanderbeck

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.