Topo

Por que o Carnaval cai em uma data diferente a cada ano? Entenda o cálculo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo (SP)

17/02/2023 17h08

Diferente da maioria dos feriados, o Carnaval não tem data fixa para acontecer e muda todo ano. Apenas o dia da semana se mantém: é sempre em uma terça-feira, que pode ser em fevereiro ou março.

Este ano, o Carnaval cai oficialmente em 21/2 — mas a folia começa já nesta sexta e segue até a chamada quarta-feira de Cinzas (22).

Mas por que esta variação? A resposta está na religião e na vida de Jesus Cristo, apesar de hoje ser uma festa sem cunho religioso.

Como a data é escolhida?

  • Não é algo arbitrário; a data do Carnaval é determinada pelo calendário da Igreja Católica
  • Ela está intimamente relacionada com a Páscoa (que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, após ser crucificado)
  • O Carnaval é uma festa pagã, que marca o final da "liberdade" antes da Quaresma (período entre a quarta-feira de Cinzas e a quinta-feira Santa, que é de reflexão, penitência e jejum para os católicos, fazendo referência aos 40 dias em que Jesus esteve no deserto)
  • Este ano, a Quaresma começa no dia 22/2 e segue até 6/4

Como saber quando cai o Carnaval?

  • É preciso saber em que dia será o domingo Páscoa, que também não tem uma data fixa; em 2023, cai em 9 de abril
  • Exatamente 47 dias antes, é a terça-feira de Carnaval
  • O feriado de Corpus Christi é outro feriado móvel que depende da Páscoa, acontecendo em uma quinta-feira 60 dias depois dela

E como saber quando é a Páscoa?

É uma conta mais complexa, pois depende de elementos variáveis: a mudança das estações do ano e o calendário lunar. Ou seja, mesmo a religião se valeu de ciência em seu calendário.

Em linhas gerais, a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera do hemisfério norte (ou do equinócio de outono do hemisfério sul).

Equinócio é a data de troca de estação — astronomicamente falando, é quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, emitindo a mesma quantidade de luz nos dois hemisférios, trazendo temperaturas mais amenas. Há dois equinócios por ano, em março e em setembro.

Por definição da Igreja, o primeiro é fixado em 21/3 (mas, na prática, pode ocorrer no dia 22). Em 2023, a primeira lua cheia depois dele acontece em 6 de abril, quinta-feira.

Assim, temos:

  • Páscoa em 9/4 (domingo)
  • Carnaval em 21/2 (terça-feira, 47 dias antes)
  • Corpus Christi em 8/6 (quinta-feira, 60 dias depois)
Lembrando que, mesmo sendo a principal festa do calendário brasileiro, o Carnaval não é feriado nacional, mas sim ponto facultativo. A liberação dos dias de trabalho depende de cada empresa.