Nova descoberta pode revolucionar o que sabemos sobre o gelo formado na Lua

Sabia que existe gelo na Lua? Pois é, essa é uma descoberta incrível, mas a origem desse gelo tem sido um mistério... até agora.

Estudo liderado pela cientista Shuai Li, da Universidade do Havaí, publicado na revista Nature Astronomy, sugere que esse gelo pode estar relacionado com o campo magnético da Terra e as ondas de elétrons que chegam indiretamente da Terra e do Sol.

E isso pode explicar, inclusive, a presença de água em áreas da Lua que ficam permanentemente na sombra, onde a luz solar nunca chega.

Como isso acontece?

Quando o vento solar, aquela corrente de partículas carregadas que vem do Sol, encontra o campo magnético da Terra, ele formando uma espécie de "cauda" magnética.

Dentro dessa cauda, existe uma camada de plasma cheia de elétrons e íons de alta energia, que vêm tanto do vento solar quanto da Terra.

E aí entra a Lua, que orbita a Terra e passa por essa cauda magnética. Isso a protege das partículas carregadas e permite que a luz do Sol alcance sua superfície.

Até então, acreditava-se que íons de hidrogênio vindos do vento solar eram os principais responsáveis pela formação de água lunar. Mas a pesquisa de Li aponta que o processo ocorre mesmo quando a Lua está protegida da influência direta dos ventos solares. Então elétrons de alta energia podem estar desempenhando um papel-chave no solo lunar, liberando hidrogênio, que se combina para formar água.

Claro, ainda precisamos de mais observações e experimentos na própria Lua para confirmar essa teoria, mas essa descoberta tem o potencial de revolucionar nossa compreensão sobre a água na Lua.

Continua após a publicidade

E isso é muito importante, não só para entender a evolução da Lua, mas também para planejar futuras missões espaciais com seres humanos, porque a água lunar poderia ser um recurso fundamental.

Pode até ser usada para fazer combustível para nossas aventuras espaciais, como quem sabe uma viagem a Marte a partir da Lua.

Um enigma lunar que pode abrir novas portas para o futuro das explorações espaciais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes