Topo

'No outono é sempre igual': entenda o que é equinócio e como ele acontece

Homem caminha em um parque cheio de folhas coloridas de outono na cidade de Innsbruck, na Áustria - Dominic Ebenbichler/Reuters
Homem caminha em um parque cheio de folhas coloridas de outono na cidade de Innsbruck, na Áustria Imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

22/03/2022 11h01

Acabou o verão. No domingo (20), às 12h33, oficialmente virou outono no Hemisfério Sul — e primavera do outro lado do globo.

Duas vezes no ano, há um momento em que a luz solar incide igualmente entre os dois hemisférios, alinhada com o Equador. São os chamados equinócios: de outono e de primavera, que marcam a chegada das estações mais amenas do ano no Brasil.

A palavra "equinócio" vem do latim, e significa "noite igual" — nesta ocasião, dia e noite têm a mesma duração, com exatamente 12 horas, e o Sol nasce precisamente no ponto cardeal leste.

Após equinócio de outono, que acaba de ocorrer, o Sol que iluminava nosso verão avançou para o lado norte do firmamento, levando dias gradativamente mais longos e quentes para lá — e mais curtos e frios por aqui. No equinócio de primavera, o processo é o inverso.

Por que acontece?

A Terra não gira retinha. Seu eixo de rotação, em torno de si mesma, tem uma inclinação de 23,5°, em relação ao plano orbital ao redor do Sol. Assim, os hemisférios são iluminados de formas diferentes ao longo do ano.

zonas climáticas - Viktoriia Kasyanyuk  - Viktoriia Kasyanyuk
Inclinação da Terra em relação ao Sol gera as estações do ano
Imagem: Viktoriia Kasyanyuk

É esse movimento inclinado que dá origem aos dias e noites e às estações do ano. Se o eixo estivesse a 90°, o nascer e o pôr do sol aconteceriam exatamente na mesma hora e mesmo lugar todos os dias, e não teríamos variações de clima.

O Sol nasce sempre em nosso horizonte na direção leste, e se põe a oeste, mas não precisamente no ponto cardeal leste/oeste. Com o passar do tempo, ele vai se deslocando para a esquerda (a rigor, para o norte, durante o outono e inverno) ou para a direita (a rigor, para o sul, durante a primavera e verão).

solsticio - fisicanaveia.com.br - fisicanaveia.com.br
Montagem mostra o nascer do Sol no período de um ano; ele não nasce sempre no leste
Imagem: fisicanaveia.com.br

Quando é verão em um dos hemisférios, significa que ele está apontando para o Sol, mais próximo, o que amplia as temperaturas e claridade. Ao mesmo tempo, incidem menos raios solares no outro lado do globo.