Topo

É Carnaval: apps e sites para ficar por dentro da programação dos blocos

Registro do Carnaval de Olinda, realizado nas ruas históricas da cidade - Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda
Registro do Carnaval de Olinda, realizado nas ruas históricas da cidade Imagem: Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

17/02/2023 04h00

Depois de uma longa espera pela pandemia, os blocos de Carnaval e trios elétricos voltam oficialmente para as ruas brasileiras.

Para não correr o risco de perder o horário e, literalmente, ver o bloco passar, Tilt preparou uma lista com sites e aplicativos para você ficar por dentro da programação de Olinda, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e outras capitais.

Os calendários são disponibilizados pelas prefeituras de cada cidade. Eles contêm, além dos horários, os locais e as atrações musicais de cada evento.

Olinda (PE)

Para quem vai brincar em Olinda, irmã gêmea da capital pernambucana, a dica é conferir a programação no site oficial carnaval.olinda.pe.gov.br .

O portal possui compatibilidade para dispositivos móveis, e está disponível desde ontem(16), quando aconteceu a abertura oficial do Carnaval, no Sítio Histórico da cidade.

Um ponto positivo da plataforma é que ela permite aos usuários baixar a programação em PDF. Isso facilitará a vida dos foliões que tiverem algum tipo de problema de conexão durante os próximos dias.

Se você preferir um aplicativo, existe a opção do app PE no Carnaval 2023 (para Android e iPhone). Ele contém informações sobre a festa de Olinda e do Recife. Apesar de não ser oficial, o canal já é uma tradicional agenda carnavalesca da região.

Recife (PE)

Assim como Olinda, Recife possui um site com a programação oficial da festa adaptado para dispositivos móveis (como celular e tablet).

Quem preferir, pode baixar gratuitamente o aplicativo Carnaval Recife 2023 (Roadmaps), disponível para Android e iOS. O canal permite que o usuário filtre a programação a partir dos polos e das datas.

Além disso, traz mapas de como chegar aos locais, com orientações sobre serviços de saúde, atendimento ao turista, direitos humanos, entre outras informações importantes, como o Manual do Babaca, um guia sobre o que os homens não devem fazer no Carnaval da cidade.

As principais programações de cada polo do Recife também são disponibilizadas na conta do Instagram @carnavalrecife.

Salvador (BA)

Um dos apps mais famosos no Carnaval de Salvador é o "'Onde Está Meu Trio".

A aplicação, desenvolvida por um veículo de comunicação local, conta com informações atualizadas da programação, com local e horário, e da localização dos principais serviços em funcionamento durante o Carnaval, como pontos de ônibus e de táxi.

Uma das principais funcionalidades para quem corre atrás dos trios é que esse app conta com uma tecnologia de geolocalização da CarSystema, permitindo que o folião veja a posição dos trios em tempo real.

A ferramenta está disponível para download gratuito nas lojas Google Play, para Android, e Apple Store, para iOS.

Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais

Um dos aplicativos mais completos e populares é o Blocos de Rua. Ele contempla a programação de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre. Ele traz ainda a programação do Recife, de Olinda e de Salvador.

Na plataforma, disponível gratuitamente para Android e iOS, os foliões poderão se munir de informações sobre datas, horários e descrição dos blocos.

Uma funcionalidade interessante desse app é que ele permite que o usuário busque a programação e monte sua própria agenda dentro da plataforma.

Mapa do Carnaval

Outra novidade em termos de apps para a festa deste ano é o Mapa do Carnaval 2023, disponível no aplicativo da Sympla e patrocinado pelo iFood.

Segundo o site da empresa de delivery, o programa contempla mais de dois mil blocos e mais de 1.500 eventos espalhados pelas ruas de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis.

Para usar, é só clicar em "refazer busca nesta região", e o mapa apresentará os blocos mais próximos divididos por data e horário. Também é possível procurar em outras regiões ao fazer zoom in (aproximar) e out (distanciar) no mapa.