PUBLICIDADE
Topo

Playstation, Airbnb outras plataformas ficam fora do ar

PS4 PlayStation 4 - picture alliance/picture alliance via Getty Image
PS4 PlayStation 4 Imagem: picture alliance/picture alliance via Getty Image

De Tilt, em São Paulo

22/07/2021 14h13Atualizada em 22/07/2021 15h51

Uma pane afetou diversas plataformas online ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Na tarde desta quinta-feira (22), sites e aplicativos de sistemas como Playstation, Airbnb e Delta Air Lines apresentaram instabilidade em alguns países. Ao que tudo indica, o problema ocorreu devido a uma falha de DNS da empresa Akamai Technologies, usado por muitas companhias.

No Brasil, internautas relataram problemas para usar sistemas do Playstation. As reclamações giraram em torno de: falta de acesso à conta, ao site e falha geral de funcionamento, de acordo com informações do site DownDetector, que monitora falhas de sistemas, e registrou mais de 39 mil notificações de problemas fora do país.

"PSN está em manutenção, sem conexão aqui", afirmou um internauta brasileiro. "O meu fala que a Playstation está ocupada no momento", afirmou outro.

A Sony chegou a divulgar em seu site que os serviços da PlayStation Network estavam em pleno funcionamento, mas havia problemas externos gerais relacionados à Internet que poderiam afetar a experiência dos internautas.

Sites das companhias áreas Delta Air Lines e British Airways também estão entre os que apresentaram lentidão ou falha a mensagem de "falha de DNS", segundo informações do site CNBC. Alguns clientes não conseguiram efetuar o check-in ou pesquisar tarifas.

De acordo com a imprensa estrangeira, Airbnb, HBO Max, LastPass, HSBC e American Express também foram afetados em algumas regiões dos Estados Unidos.

Por volta de 13h, o DownDetector registrou um pico no Brasil envolvendo falha de acesso ao site e de operações por celular em serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal, com 244 notificações. Ainda não se sabe se o problema tem a ver com a falha da empresa Akamai.

A empresa informa que não se trata de um ataque cibernético. Em torno das 13h30 (horário de Brasília), ela confirmou que passava por uma interrupção de serviço. "Estamos investigando ativamente o problema e forneceremos uma atualização em 30 minutos", escreveu.

Minutos depois, ela atualizou o perfil com uma mensagem que dizia que uma correção havia sido implementada. "O serviço está retomando as operações normais. Continuaremos monitorando para garantir que o impacto foi totalmente mitigado."

O problema parece já ter sido corrigido.

O que é DNS

DNS significa Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios.

Quando você acessa um site, o DNS pega o endereço que você digitou no navegador (como www.uol.com.br) e o procura numa lista de endereços físicos (que são os códigos IP). Quando rola um "match", o DNS direciona você para o site que deseja acessar. Tudo numa fração de segundos.

Além da oferta de DNS privados há também públicos como o OpenDNS e o ,DNS Advantage.