Topo

Você deixaria um robô pôr "cotonete" no seu nariz para exame de covid-19?

Em demonstração, robô controlado por operador se prepara para inserir um swab - Divulgação/ Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM)
Em demonstração, robô controlado por operador se prepara para inserir um swab Imagem: Divulgação/ Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM)

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

19/07/2020 04h00

O chamado exame de RT-PCR para detectar se uma pessoa está com covid-19 não é lá muito confortável. Um enfermeiro precisa raspar a nasofaringe da pessoa usando um cotonete especial, chamado de swab, inserido pelo nariz. Além de todo o desconforto do paciente, quem está coletando o material fica totalmente exposto ao vírus.

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM), um instituto ligado ao Ministério da Ciência da Coreia do Sul, desenvolveu um robô capaz de fazer essa coleta. Ele é controlado por um técnico, que também opera o cotonete a distância.

"Essa tecnologia permite retirar amostras de pessoas que apresentam sintomas de doenças de alto risco, mesmo sem contato direto. Espero que seja útil no rastreamento de doenças como a covid-19 e que contribua para a segurança e o bem-estar do corpo médico durante pandemias e epidemias", afirmou Joonho Seo, da KIMM, em um comunicado à imprensa.

Mas, cá entre nós, não é meio assustador uma máquina dessas enfiar um cotonete no fundo do seu nariz durante um exame?

robo exame nariz - Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) - Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM)
Operador manipula robô para introduzir o swab pelo nariz do paciente
Imagem: Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM)