Topo

Astro: robô da Amazon transporta objetos e vigia casa na sua ausência

Astro, o robô assistente da Amazon, durante demonstração em feira de tecnologia nos EUA - Guilherme Tagiaroli/Tilt
Astro, o robô assistente da Amazon, durante demonstração em feira de tecnologia nos EUA Imagem: Guilherme Tagiaroli/Tilt

De Tilt*, em Las Vegas

11/01/2023 09h26Atualizada em 13/12/2023 11h47

"Astro, leve isso para a minha mãe". Parece coisa dos Jetsons, mas essa é uma das muitas funções que o robô assistente pessoal Astro, da Amazon, pode fazer.

Lançado no ano passado, o robô até então não fez muitas aparições públicas. A Amazon, no entanto, resolveu fazer demonstrações com seu robô durante a CES 2023, maior feira de tecnologia do mundo, realizada entre 5 e 8 de janeiro.

Ao ligá-lo, ele faz um reconhecimento do local — é possível dar nomes como "quarto de tal pessoa". Na sequência, é necessário cadastrar as pessoas moradoras da casa usando a câmera embutida do aparelho.

O Astro roda a Alexa e tem várias gracinhas como "Astro, imite uma galinha", "Astro, imite uma baleia", "Astro, dance", "Astro, me siga" ou "Astro, brincar de esconde e esconde".

Em situações mais corriqueiras, é possível dizer para ele levar um copo de água para alguém que está na sala — se a pessoa não for cadastrada, não será possível entregar para o destinatário certo. Ou mesmo solicitar informações sobre o tempo ou iniciar uma chamada de vídeo com alguém - ele tem uma câmera embutida com microfone.

Quer saber se deixou sua chave no armário? Basta pedir para o Astro ir até lá que, se o móvel estiver cadastrado, ele utilizará a câmera para mostrar ao vivo o que tem lá.

Quando ninguém estiver em casa, o robô da Amazon pode servir como um vigilante. Ele fica fazendo uma ronda pelo local: ao notar algo estranho, o robô grava um vídeo e envia para você - se notar algum rosto estranho, o dono também será notificado por meio do app.

Nos EUA, um desses custa US$1.000 (cerca de R$ 5.226), mas o acesso a ele é limitado: apenas convidados podem ter um. Importante ressaltar que o Astro só funciona em superfícies planas — infelizmente, ele não curte muito escadas.

*O jornalista viajou a convite da Samsung