Topo

Elon Musk diz que robô humonoide da Tesla ficará pronto até setembro

Robô pretende substituir humanos nas fábricas da empresa Tesla - Divulgação
Robô pretende substituir humanos nas fábricas da empresa Tesla Imagem: Divulgação

Letícia Marques

Colaboração para Tilt, em São Paulo

24/06/2022 14h15

A Tesla já tem data de lançamento do "Optimus", robô humanoide projetado para executar funções repetitivas ou perigosas para que os seres humanos. A previsão é que a máquina seja apresentada em 30 de setembro.

Em entrevista online ao Fórum Econômico do Qatar e em um tweet, o CEO da empresa, Elon Musk, afirmou que seu robô será exibido no dia da Inteligência Artificial da Tesla, evento sobre os projetos da companhia referentes a software e hardware de inteligência artificial.

O robô, anunciado ano passado por Musk, terá 1,72 m de altura, 68 quilos e executará funções como prender parafusos a carros com uma chave inglesa ou fazer compras no supermercado. Ele é capaz de andar a 8 km por hora e levantar o equivalente ao próprio peso.

A aparência do Optimus será semelhante a do robô "NS5" do filme de ficção científica americano "Eu, Robô" estrelado por Will Smith em 2004.

O equipamento ainda contará com chips programados para seu computador de alta velocidade, Dojo, para ajudar no sistema de pilotagem autônoma. Ele também auxiliará o humanoide a reconhecer objetos reais, trabalhando em conjunto com sensores personalizados no corpo,

Optimus também terá uma câmera instalada na frente da "cabeça" e seu sistema será alimentado pelo computador Full Self-Driving da própria Tesla.

"No futuro, o trabalho físico será uma escolha", declarou Musk em pronunciamento no dia da Inteligência Artificial do ano passado.

"Estamos configurando [Optimus] para que, num nível mecânico, num nível físico, você possa fugir dele e provavelmente dominá-lo", disse o empresário.