Febre nas redes sociais, estes robôs conversam, dançam e fazem companhia

Pequenos robôs inteligentes que conversam, dançam e fazem outros tipos de interações com crianças e adultos têm viralizado nas redes sociais. Um dos atrativos curiosos é que eles simulam expressões faciais humanas, demonstrando felicidade, por exemplo.

Um vídeo do influencer britânico Luke (@lopwert) no TikTok, com o robô Moxie é um exemplo. A publicação já soma mais de 352 mil visualizações e cerca de 15 mil curtidas.

Nas cenas, ele liga Moxie pela primeira vez e os dois interagem por cerca de 8 minutos: conversam, dançam e até jogam "Simon Says" (nome em inglês do jogo Genius).

A criadora de conteúdo brasileira Samanta Oli viu o vídeo de Luke e diz ter se apaixonado pelo robô. Postado em 14 de março, seu vídeo já tem mais de 5,4 milhões de visualizações, mais de 350 mil curtidas e quase 8,5 mil comentários.

@eu_samanta @Luke Agora quero um abraço de robô! #alexa #moxie #robot ? som original - Samanta Oli

Dias depois, foi a vez da influencer Gabriella Costa Dias (@bystudybi) mostrar um tipo de robô parecido, o Eilik, da marca Energize Lab. O seu vídeo já conquistou quase 1 milhão de visualizações e mais de 45 mil curtidas.

Como funcionam os robôs inteligentes?

Os robôs Moxie, de uma marca de mesmo nome, e Eilik são os mais famosos no mercado.

Continua após a publicidade

No site oficial de Moxie, a informação é que o robô guia as crianças "por missões projetadas para ajudá-las a alcançar marcos críticos de desenvolvimento".

Ele oferece atividades de aprendizado baseadas em brincadeiras, como contar piadas e charadas e ensinar técnicas de meditação.

A tecnologia por trás da fofura é IA, que garante que Moxie tenha inteligência emocional, comunicação clara, capacidade de solucionar problemas e de estabelecer relacionamentos sólidos e criatividade.

Já Eilik é descrito como "um novo tipo de robô com inteligência emocional, que traz um nível mais elevado de interações sociais entre humanos e robôs". A ideia é que o robozinho seja um companheiro para crianças e adultos.

Por meio dos três tipos de sensores (toque, choque e infravermelho) dispostos pelo "corpo", ele "reage" à interação com humanos e manifesta expressões faciais de quatro estados emocionais (normal, feliz, bravo e triste). Também interage com outros Eiliks e funciona como timer.

Tem no Brasil?

Tanto o Moxie quanto o Eilik podem ser encontrados em sites varejistas, como a Amazon, parceira do UOL.

Continua após a publicidade

Mas prepara-se: o preço é salgado (passa bem longe do da Alexa, aliás). Na Amazon, o Eilik pode ser encontrado por R$ 3.699, enquanto o Moxie sai por R$ 13.599,99.

Para mais vídeos de dicas e sobre curiosidades de tecnologia e ciências, siga @tilt_uol no TikTok.

Deixe seu comentário

Só para assinantes