Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Por que Suzana Pires desistiu de testemunhar contra Marcius Melhem

A atriz Suzana Pires e o ex-diretor de Humor da Globo Marcius Melhem - Divulgação
A atriz Suzana Pires e o ex-diretor de Humor da Globo Marcius Melhem Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/04/2023 20h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Suzana Pires, que integrava o grupo de oito mulheres que acusam Marcius Melhem de assédio sexual, decidiu que não vai mais depor contra o ex-chefe de Humor da Globo. A informação foi confirmada a Splash pela assessoria da atriz. Nesta quinta-feira (20), Suzana afirmou que segue "firme em não querer falar sobre o caso": "Acredito nos trâmites da Justiça".

Segundo este colunista apurou, ela deixou o caso porque acreditava ser apenas testemunha e se considerou surpreendida por ter sido incluída como vítima de Melhem. Em setembro de 2021, Suzana Pires disse em depoimento ao Ministério Público do Trabalho que ele jamais a tocou. No entanto, ela reiterou a acusação de assédio por um episódio ocorrido em 2010.

Suzana Pires também depôs à Ouvidoria do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e acusou Melhem. O depoimento embasou a abertura do inquérito que corre na Deam, a delegacia de atendimento à mulher do Rio.

Contudo, a atriz teve só teria tido ciência do nível de intimidade que as outras supostas vítimas tinham com Melhem após este colunista revelar, em junho de 2022, a troca de mensagens entre elas e o ex-diretor da Globo.

Ainda de acordo com a apuração da coluna, a ideia da advogada das acusadoras, Mayra Cotta, era mostrar que Melhem tinha um modus operandi de assédio. E Suzana poderia corroborar essa tese citando um fato específico ocorrido 13 anos atrás.

Ela cita uma brincadeira de mau gosto que Melhem teria feito por volta de 2010, quando a recebeu de cueca numa reunião da equipe de Redação de Os Caras de Pau, seriado de humor da Globo.

Havia cerca de dez pessoas no local e, de acordo com testemunhas que já depuseram, era uma brincadeira comum do núcleo, assim como outras também de igual mau gosto naqueles tempos. Essa é a única queixa presente em seu depoimento na peça de acusação, apresentada em maio de 2021.

No entanto, cansada e incomodada de trabalhar num núcleo só de homens e suas brincadeiras estúpidas, a atriz e roteirista se transferiu para outro departamento da dramaturgia da Globo em 2011.

Mais tarde, por volta de 2017, Suzana e Melhem quase voltaram a trabalhar juntos, como mostram mensagens trocadas entre ambos, anexadas aos autos do processo pelos advogados do ex-chefe de Humor da Globo.

A coluna apurou que a atriz Débora Lamm, que integra o rol de "vítimas" de assédio sexual de Melhem, também havia decidido desembarcar do grupo de acusação. Débora, no entanto, compareceu à delegacia e prestou depoimento no caso nesta quarta-feira (19).

Esta coluna procura a atriz desde o último sábado (15), mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para um posicionamento.

Em nota, os advogados Mayra Cotta, Kakay, Marcelo Turbay e Davi Tangerino, que representam o grupo de acusadoras, negam a informação. "Essa informação está errada e a publicação representará grave erro jornalístico. Não houve qualquer mudança em relação a Débora Lamm."

Processos Melhem x Calabresa

Melhem é investigado desde dezembro de 2019, quando Dani Calabresa e outras sete mulheres o denunciaram como "assediador" no compliance da Globo — a investigação interna foi arquivada em janeiro de 2022.

Ele deixou a chefia de Humor da Globo em março de 2020. Cinco meses depois, a emissora o demitiu, e afirmou que foi em comum acordo, sem mencionar os casos de assédio.

Em janeiro de 2021, Melhem vai à Justiça contra Dani Calabresa pedindo uma indenização de R$ 200 mil em danos morais. O processo está em segredo de Justiça.

Em julho de 2021, o Ministério Público encaminha denúncia criminal à Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher no Rio de Janeiro), que instaurou inquérito. O caso corre em segredo de Justiça.