PUBLICIDADE
Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

TV por assinatura perde mais 200 mil clientes e bate novo recorde negativo

O mercado de TV por assinatura vem registrando seguidas perdas de assinantes - Reprodução
O mercado de TV por assinatura vem registrando seguidas perdas de assinantes Imagem: Reprodução
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

09/05/2021 07h01

O mercado de TV por assinatura registrou em abril novos números negativos. Houve perda de 198,5 mil assinantes no período, o pior mês desde janeiro de 2020. O total de assinantes hoje no país é de 14,3 milhões, um número semelhante ao que havia em maio de 2012.

Os números de 2021 apontam para um recrudescimento da perda de assinantes - em todos os meses houve queda superior a 130 mil clientes, bem acima da queda ocorrida no ano passado (em torno de 90 mil clientes por mês).

Em novembro do ano passado, o mercado contava com 14,9 milhões de assinantes. Foi a primeira vez, desde julho de 2012, que o país ficava abaixo de 15 milhões de assinantes.

Comparado com o melhor momento da indústria, em novembro de 2014, quando chegou a 19,7 milhões de assinantes, o mercado de TV por assinatura já perdeu cerca de 5,4 milhões de clientes, ou mais 20% de seu tamanho.

Não é só o mercado de TV por assinatura que sofre durante a pandemia e a crise econômica. A Netflix, maior plataforma de streaming do mundo, relatou em abril um crescimento abaixo do esperado. A empresa ganhou 4 milhões de assinantes no primeiro trimestre —uma desaceleração acentuada em relação aos ganhos produzidos no ano passado.

Stycer recomenda
Paulo Gustavo evitou o caminho mais fácil e fez fama longe da TV aberta

Depois de três meses, Juliette conquista a coroa da casa mais vigiada

"Mergulho em projetos inovadores", diz Mion ao acertar com a Netflix

Band sonha com Faustão diário para substituir faixa vendida a igreja

Melhor da semana
Drama da Globo segue médica que mergulha no terror da dependência de crack

Pior da semana
Patricia Abravanel leva pastor ao SBT para orar com a equipe do Vem Pra Cá

Podcast
BBB 21 - Final: Elegemos os melhores e piores do programa

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.