Topo

Stycer: Líder da TV nos anos 1960, O Homem do Sapato Branco foi 'esquecido'

Colaboração para Splash

05/07/2023 04h00

O jornalista Maurício Stycer, 62, deu entrevista ao programa Splash Vê TV sobre o lançamento de seu livro, intitulado "O Homem do Sapato Branco" - obra que resgata a biografia de Jacinto Figueira Júnior, um dos precursores do sensacionalismo na televisão brasileira.

Na visão de Stycer, Jacinto andava um tanto esquecido na história da TV nacional. "A intenção do livro é resgatar uma figura que foi colocada embaixo do tapete - um apresentador de televisão que foi líder de audiência, fez um sucesso enorme, se elegeu deputado estadual... A trajetória de uma figura bastante significativa, que, eu constatei à certa altura, estava mais que esquecido. Havia um desinteresse mesmo em lembrar-se dele."

O autor enxerga que o legado do biografado influencia a telinha até hoje. "Jacinto foi uma figura polêmica, que fez coisas muito criticáveis na TV - [mas] cujo trabalho gerou frutos, vamos dizer assim. [risos] É um cara que apontou caminhos para diversos tipos de programas que vemos sempre com um pé atrás. Acho que não escapa ao olhar de ninguém que há vários desses produtos até hoje na televisão."

Stycer lamenta que os canais dos quais Jacinto passou, como TV Cultura, Band e Globo, fazem poucas referências ao trabalho dele. "Não há referência ao Jacinto na história da Band, até onde sei. Tem um verbete sobre ele no Memória Globo, mas muito discreto, que não está à altura da contribuição de um cara que ajudou a levantar a audiência do canal, como o próprio Boni reconhece."

Record erra ao tratar apresentadores como funcionários de banco, diz Padi

A colunista Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo, relembrou em bate-papo com Marcelle Carvalho, no programa Splash Vê TV, a ruidosa e polêmica demissão de Marcos Mion da Record, em janeiro de 2021.

Para Padiglione, o canal da Barra Funda peca por ser pouco tolerante com o ego de seus animadores. "A Record trata os apresentadores como o gerente do banco trata o bancário. Não é a mesma coisa, porque os caras [apresentadores] têm evidentemente um ego maior."

  • O Splash Vê TV é exibido ao vivo às segundas-feiras, a partir das 14h, no canal de Splash no YouTube, com as principais notícias do dia e comentários de Marcelle Carvalho e convidados. Assista à íntegra: