Chico Barney

Chico Barney

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

'Mania de Você': Como a Globo deixou uma novela tão ruim ir ao ar?

E numa sexta-feira como qualquer outra, "Mania de Você" chegou ao fim. Não houve qualquer comoção, pois as discussões sobre a novela acabaram há muitos meses -assim como a trama, que foi se arrastando sem qualquer brio até o fatídico dia 28 de março.

Já vi muitas novelas começarem de um jeito meio torto, mas quase sempre a Globo conseguiu colocar no eixo. Ou pelo menos salvaguardar alguma dignidade da área de teledramaturgia da emissora, uma das mais pulsantes da história da TV mundial.

Mas em "Mania de Você", a pior decisão era sempre a próxima. Simplesmente nada deu certo. Desde o começo, quando estreou numa semana cheia de jogos de futebol que bagunçaram a grade. Parecia um projeto fadado ao oblívio já no nascimento. Como todos nós, não é mesmo?

Em algum momento inicial, tive a sensação de que qualquer autoralidade havia se dissipado em prol de decisões que já pareciam ser de comitê. Não tenho informações de bastidores, meu trabalho é apenas assistir TV. Mas relato aqui o que senti como telespectador.

Se você vai falhar, que falhe epicamente. Quando ficou claro que tudo tinha dado errado, queria o talentoso autor João Emanuel Carneiro deixando o verbo delirar. Só que "Mania de Você" errou também por apostar na covardia. Acabrunhada, tentou captar os trêmulos sinais enviados pelo público e acho que o hipotético comitê supracitado interpretou as pesquisas da pior maneira possível.

Do núcleo principal, Rudá nunca teve função e foi descartado de um jeito patético -e depois assassinado semanas antes do final, sem qualquer reverberação relevante. Viola foi desidratada, jogada para um núcleo meio Chiquititas e depois criou uns planos de vingança que nunca fizeram sentido. Luma foi enganada por todo mundo repetidas vezes e jamais deu a volta por cima. Mércia nunca chegou a ser um personagem, era apenas uma pessoa que existia e cumpria funções do roteiro. Molina voltou dos mortos apenas porque sim.

E o que dizer do Mavi? A Globo soube que o público gostava do vilão carismático. Chay Suede arrancou elogios com seus improvisos que, na minha humilde opinião, fizeram muito mal para a novela. Ajudaram a tirar o peso de um núcleo que deveria ser um pouco mais denso. Mas as pesquisas diziam que a audiência gostava do Mavi e curtia o humor! O que fizeram? Deixaram Mavi deprimido.

A fase do hacker tristonho coincide com a fase mais lamentável da novela. Qualquer brilho foi para as cucuias. As tramas já não faziam mais sentido. Tentaram fazer uma história do Scooby-Doo com quadros roubados, milícia russa, cachorro assassino e perseguição internacional. Não foi fácil.

Michele (Alanis Guillen) e Daniel (Samuel de Assis)
Michele (Alanis Guillen) e Daniel (Samuel de Assis) Imagem: Léo Rosário/Globo
Continua após a publicidade

Para não dizer que tudo em "Mania de Você" foi ruim, tivemos também algumas coisas péssimas. Destaco aqui o núcleo da Michelle, que passou meses procrastinando para tentar tirar o namorado que estava apanhando na cadeia em Portugal, onde estava preso injustamente de uma "falange" por motivos jamais explicados. O grande dilema dela era ceder ou não aos anseios amorosos pelo patrão.

Me diverti muito com essa tragédia folhetinesca, que após muito tempo de enrolação atingiu o ápice de um jeito encantador. O patrão Ricardão pagou a fiança do Corno da Falange. Ficaram os três morando sob o mesmo teto. A resolução épica para o imbróglio? O namorado percebeu que tava sobrando e fez um mototáxi para levá-la até o amante antes que ele pegasse um avião rumo a São Paulo.

Também é imperdoável o que fizeram com a Ísis de Mariana Ximenes, que começou como uma vilã perigosa e assassina para passar o restante da novela liderando um núcleo cômico que só fazia chorar de raiva. Foi muito decepcionante, não só pela decisão criativa, mas também pelas repetições exaustivas.

Leidi (Thalita Carauta) e Berta (Eliane Giardini)
Leidi (Thalita Carauta) e Berta (Eliane Giardini) Imagem: Angélica Goudinho/Globo

Apesar de tudo, a maioria dos atores conseguiu enfrentar essa tempestade de péssimas ideias com uma dignidade assombrosa. Destaco aqui os trabalhos de Eliane Giardini, Eriberto Leão e da Gabz, que tentava dar sentido a uma protagonista que foi trucidada por um roteiro incoerente. Eu ainda estou aguardando que se faça justiça pelo piloto do helicóptero que Viola sequestrou e acabou morrendo num acidente planejado por Mavi.

Até hoje é difícil de explicar a sinopse de "Mania de Você". Afinal de contas, sobre o que era essa novela? Muitas coisas foram largadas pelo caminho, como as supostas coincidências entre trajetórias de Luma e Viola, que nasceram no mesmo dia. E o arremedo de história nunca conseguiu convencer ninguém -apenas os irresponsáveis que aprovaram a exibição dessa tragédia. Como isso aconteceu é um ponto central para esse fracasso monumental.

Continua após a publicidade

Com uma direção cheia de takes "artísticos" e muita lens flare, "Mania de Você" também foi um exemplo brilhante da maneira como a dramaturgia da Globo atualmente parece ter vergonha de fazer novela que pareça novela. Há alguns anos, interromperam a linha evolutiva de uma linguagem televisiva criada pela própria emissora para tentar imitar série ruim da Netflix. Analisando a resposta da audiência nesse período, será que deu certo?

A Globo precisa de uma longa análise para compreender por quais razões "Mania de Você" deu tão errado. Só a competição com o streaming não é uma resposta adequada. Não vai ser fácil superar o trauma, mas às vezes é fundamental contemplar o abismo para que ele pare de piscar de volta.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

28 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Sergio Garrido Moraes

Essa novela foi uma vingança do João Emanuel Carneiro contra a Globo, por ter rebaixado Todas as Flores para o streaming. Uma coisa tão ruim, só pode ter sido feita de propósito...

Denunciar

Arthur Gualberto Zippinotti

Pior só é BBB

Denunciar

Ronaldo Vicente

Assino em baixo tudo que foi dito sobre essa péssima novela e acrescento que ficamos sem saber no final como e com quem ficou a " lona cultural" que abrigava jovens adolescentes sem família...os adultos foram todos para o Uruguai ( também não sei porque) e ninguém sabe o que aconteceu com esse núcleo da novela...A Viola teve várias chances de se mandar pra longe das perseguições do Mavi e depois que ele deu um ponto final ela vai pro Uruguai....belo enredo caríssimo autor...se perdeu totalmente.

Denunciar