Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Nomes de cachorro: veja 43 sugestões para pets machos ou fêmeas

Veja nomes de cachorro comuns e outras sugestões para machos e fêmeas - iStock
Veja nomes de cachorro comuns e outras sugestões para machos e fêmeas Imagem: iStock

Simone Machado

Colaboração para UOL, em São José do Rio Preto (SP)

08/04/2022 04h00

A chegada de um novo animalzinho em casa acarreta diversas mudanças como providenciar casinha, pote de ração, coleiras, roupinhas, cuidar da adaptação do bichinho, e claro, o mais importante: a escolha do nome do cachorro.

Essa tarefa nem sempre é fácil, exige muita responsabilidade e também uma pitada de criatividade, já que o pet atenderá a todos os comandos quando chamado. Por isso também é importante ficar atento ao nome escolhido para não gerar constrangimentos ou até mesmo confundir o pet.

Para te ajudar nessa missão, de escolher o nome do seu novo animalzinho, Nossa separou algumas dicas para levar em consideração nesse momento tão importante e claro, uma lista com diversos nomes para te inspirar.

O que levar em consideração na hora da escolha?

Escolher um nome para o animalzinho que acaba de chegar costuma deixar os tutores inseguros. É normal, que os tutores queiram que o nome seja a cara do pet, que seja fofo, divertido, engraçado ou até mesmo uma homenagem, e não há nada de errado nisso.

No entanto é importante ficar atento para que o nome seja simples e não cause confusão no cachorro.

Uma dica é optar por aqueles nomes mais simples e fáceis de memorizar. Isso ajudará o pet a assimilar e se acostumar com mais facilidade com aquele nome.

Além de fáceis de memorizar, escolha um nome curto, assim não corre o risco de ter abreviações e confundir o animal. Os cães têm maior facilidade em assimilar nomes menores, por isso os comandos de adestramentos também são sempre simples e curtos.

As letras do nome também podem influenciar na rapidez da aprendizagem. Usar vogais no final e consoantes fortes chamam a atenção do cãozinho.

Evite nomes que rimem

Outra dica importante é que o nome escolhido para o novo membro da família não seja semelhante ou rime com comandos que normalmente são ditos aos animais, como senta, fica e deita, por exemplo.

Isso porque quando chamamos o pet pelo nome a intenção é que ele fique em alerta, venha até nós ou nos obedeça. Quando o nome do animal é semelhante a outros comandos, esse chamamento pode confundi-lo. Também é importante que o nome do pet não seja semelhante ou rime com o nome de algum membro da casa. Assim você facilita o entendimento do animal e a sua vida também.

Nomes mais populares no Brasil

Não tem como negar que alguns nomes caem no gosto do brasileiro. Seja pela popularidade da raça, por ser nome de um pet famoso ou de uma celebridade, ou, simplesmente, porque alguns nomes são fáceis e caem no gosto popular.

Há seis anos, a DogHero, empresa do segmento de serviços para animais de estimação, que integra o grupo Petlove&Co, realiza o PetCenso reunindo os nomes mais colocados em cachorros naquele ano. Para o levantamento, são analisados quase 2 milhões de cadastros de tutores na plataforma da empresa.

Segundo levantamento de 2021, divulgado recentemente, Mel e Thor foram os nomes mais escolhidos pelos brasileiros, seguidos de Luke e Luna.

Veja abaixo os nomes de cachorros mais populares no Brasil em 2021:

Fêmeas:

  1. Mel
  2. Luna
  3. Nina
  4. Amora
  5. Meg
  6. Lola
  7. Maya
  8. Belinha
  9. Bela
  10. Pandora

Machos:

  1. Thor
  2. Luke
  3. Bob
  4. Theo
  5. Fred
  6. Apolo
  7. Billy
  8. Zeus
  9. Chico
  10. Max

Nomes de cachorros do cinema

Cachorros fofos, superinteligentes ou até mesmo brincalhões e desastrados são figuras carimbadas em dezenas de filmes e desenhos animados. Esses personagens acabam conquistando as pessoas e seus nomes normalmente servem de inspiração na hora de escolher como vai chamar o pet que acabara de chegar em casa.

Por isso, separamos alguns nomes inspirados em filmes e desenhos para você também se inspirar na hora da escolha. Veja:

Inspirados em filmes:

1 - Marley (Marley & eu): Marley é um labrador cheio de energia e muito amoroso. Inquieto, ele era descrito como "o pior cão do mundo" por seus adestradores. Mas o animalzinho teve papel importante no momento difícil enfrentado por seus donos e nos cuidados com os seus filhos.

2 - Beethoven: O cãozinho da raça São Bernardo ficou tão famosos nos cinemas que, até hoje, muita gente reconhece a raça pelo nome de Beethoven.

3 - Lassie: a cachorra da raça Rough collie ou Collie que fez muito sucesso em uma série de aventura e posteriormente em filmes.

4 - Scooby: apesar de ser um Dogue Alemão, Scooby-Doo tem manchas pretas em seu corpo, que o tornam um cachorro único. No desenho, esse cãozinho e seus amigos humanos tentam solucionar diversos mistérios, mas para isso se envolvem em diversos apuros.

5 - Totó (O Mágico de Oz): O cão da raça Cairn Terrier, Totó, e sua dona, Dorothy, são levados por um ciclone para a Oz. Juntos, eles vivem aventuras mágicas enquanto procuram o caminho de volta para casa.

6 - Jerry Lee (K-9: Um policial bom para cachorro): O Pastor Alemão trabalha para a polícia e se torna o fiel escudeiro do policial Dooley. No entanto, não foi tão simples assim os dois se tornarem amigos.

7 - Fluke (Lembranças de outra vida): O Golden Retriever tem pequenas lembranças de sua antiga vida como humano e acaba sendo adotado por sua mulher e filhos. Ele faz o possível para os proteger.

Inspirados em desenhos animados:

1 - Pluto (Mickey Mouse): um Bloodhound atrapalhado e que só se envolve em confusões e, apesar disso, sempre ajuda o seu tutor a resolver os problemas.

2 - Snoopy (Snoopy): O Beagle que adora dormir no telhado da sua casa e que vive uma variedade de personalidades diferentes em seu mundo de fantasia.

3 - Bidu (Turma da Mônica): Nada convencional, Bidu é da cor azul. No desenho animado, ele sempre está junto com seu tutor Franjinha.

4 - Floquinho (Turma da Mônica): Mais um cãozinho presente na Turma da Mônica é o Floquinho, o cachorro do Cebolinha.

5 - Costelinha (Doug): o cachorrinho azul de Doug que, em muitas situações, age como um ser humano e adora jogar xadrez. Ele é cheio de peculiaridades como morar em um iglu.

6 - Slink (Toy Story): cachorro de brinquedo, tem o corpo feito de molas. Ele é bastante rabugento, mas, também muito inteligente.

7 - Coragem (Coragem, o Cão Covarde): Apesar do nome, Coragem é bastante medroso. Ele vive com um casal de idosos e tenta fugir ao máximo de situações misteriosas.

8 - Mutley (Corrida Maluca): um vira-lata que acompanha Dick Vigarista, o vilão da corrida. É bastante conhecido pela sua risada icônica e marcante.

Nomes de cachorros famosos

1 - Laika: a cachorrinha vira-lata russa que viajou ao espaço e se tornou o primeiro animal a orbitar na Terra

2 - Belinha: a poodle de Ana Maria, famosa por acompanhá-la nas manhãs da Rede Globo em seu programa matinal. A fiel escudeira da apresentadora morreu há dois anos.

3 - Caramelo: o nome se tornou referência de um dos cachorros mais encontrados no Brasil, o vira-lata da cor caramelo. A sua popularidade fez com que nome se tornasse símbolo e muitos animaizinhos recebessem esse nome.

4 - Estopinha: a cachorra ficou famosa ao sempre aparecer ao lado de seu tutor, o apresentador e zootecnista Alexandre Rossi.

5 - Manteiguinha: O Golden Retriever tinha um importante papel na novela Cúmplices de um Resgate, do SBT.

6 - Plínio: nome de um dos cachorros da cantora da Anitta.

7 - Priscila: Apesar de ser um nome de humanos, ele ficou famoso ao ser utilizado pela apresentadora canina do programa infantil TV Colosso.

8 - Rabito: Border Collie da novela Carrossel, do SBT;