Sangria de vinho tinto é drinque fácil e refrescante para compartilhar
Também conhecida como ponche, a sangria tem uma composição básica: vinho, frutas, açúcar e alguma bebida com gás. Eventualmente, soma-se à fórmula outra bebida alcoólica.
Os ingredientes em si vão variar de acordo com a região e com quem está fazendo. Mas uma coisa é certa: o drinque está sempre geladinho e dentro de uma jarra capaz de servir dois copos ou mais.
O influenciador Pedro de Bem ensinou no último episódio da série "Cozinha Por Aí" uma receita refrescante preparada com vinho tinto, maçã, abacaxi, gim e água tônica. Canela e xarope de gengibre entram como itens opcionais.
"É uma dica que um espanhol me ensinou", diz o apresentador, que conta também como proceder para o famoso "refil" quando o líquido da jarra chegar ao fim.
É só adicionar novamente vinho, gim e tônica nas mesmas proporções".
Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:
Anos e anos de história
Apesar de ser um drinque bem "instagramável", a sangria surgiu bem antes de alguém sonhar com a existência da internet.
Historiadores dizem que a sangria provavelmente foi inventada pelos romanos, quando conquistaram a Península Ibérica em 200 a.C. À época, eles plantavam uvas e vinhas em território espanhol.
As primeiras receitas se resumiam a água, vinho, ervas e especiarias. Muita gente entendia que a adição de álcool mataria as bactérias e deixaria a água mais saudável.
A predecessora da sangria (e também do vinho quente) é a hippocras, vinho condimentado do Império Romano que era consumido em temperatura ambiente ou aquecido.
Outras versões
Como a sangria não tem uma composição única, veja mais seis opções e descubra qual se encaixa melhor no seu paladar.
Cozinha por aí
Verão é sinônimo de viagem, praia, cachoeiras e natureza. E também pede receitas práticas e saborosas para dividir com a família e amigos. A série Cozinha por aí reúne todos esses atributos. Assista toda semana um novo episódio aqui no Canal UOL e no YouTube de Nossa (e se inscreva já no canal para receber os lembretes dos novos vídeos).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.