Topo

Chimarrão é jeitinho gaúcho de se aquecer no frio; aprenda a fazer em casa

De Nossa

24/05/2022 04h00

Fazer e beber chimarrão é lei no desjejum gaúcho. Mas a tradição não se restringe ao café da manhã. Como é bem-vinda depois do almoço ou mesmo no final da tarde, a chaleira fica o dia todo em cima do fogão pronta aquecer a água usada na infusão do mate.

Matéria-prima da bebida, a erva nativa da região subtropical da América do Sul é seca, torrada e triturada e define o sabor amargo do chimarrão, cujo consumo se relaciona com os índios Guaranis.

No programa "Cozinha por Aí", o apresentador porto-alegrense Pedro de Bem, conhecido nas redes sociais por Pedro Rakun, explica como preparar a especialidade, ideal para aquecer o corpinho neste inverno antecipado.

O chimarrão é muito comum no Rio Grande do Sul, no Uruguai, na Argentina e até em Santa Catarina".

Receita
Siga o passo a passo

Chimarrão - Getty Images - Getty Images
Chimarrão: bebida gaúcha é perfeita para espantar o frio
Imagem: Getty Images

UTENSÍLIOS E INGREDIENTES

  • Cuia: a tradicional é de porongo, fruto que parece um vaso de barro com gargalo estreito
  • Erva-mate
  • Água quente (quando começar a formar bolhas de ar e estiver prestes a ferver, está na temperatura ideal)
  • Bomba com filtro na ponta (espécie de canudinho que não deixa o mate chegar à boca)

MODO DE PREPARO

Chimarrão - Matias Fabbri/Getty Images/iStockphoto - Matias Fabbri/Getty Images/iStockphoto
Erva-mate é facilmente encontrada em mercados
Imagem: Matias Fabbri/Getty Images/iStockphoto

Coloque a erva até chegar na parte estreita da cuia. Tampe a abertura com a mão e incline o utensílio de modo a assentar o mate de um só lado.

Acrescente a água quente do outro lado, de cantinho. Conforme for enchendo a cuia, pare de inclinar e volte a deixá-la reta.

Para inserir a bomba, aperte o polegar na saída de cima, criando um vácuo para o "canudinho" não entupir. Mergulhe lentamente na água.

Após posicionar a bomba no fundo, solte o dedo e não mexa mais. Por fim, adicione água quente até encher completamente a cuia, conforme demonstrado no vídeo do topo da matéria.

Relembre a temporada!

Cozinha Por Aí - xis gaúcho e banana - Cozinha por Aí/UOL - Cozinha por Aí/UOL
Porto Alegre: última parada da tour pelo Rio Grande do Sul
Imagem: Cozinha por Aí/UOL

Quer mais receitas na brasa e belos cenários ao sul do país? Assista aos preparos de bife ancho e camarões na praia de Atlântida, aprenda a fazer espetinhos e peixe na brasa às margens do rio na linda região de Maquiné, confira a barriga de porco em Cachoeira do Sul e entenda todo o processo do nhoque de mandioquinha, da pizza na churrasqueira e do pancho, o hot dog uruguaio, no vinhedo Altos da Pinta, na cidade de Pinto Bandeira