Topo

Casca grossa e miolo mole: aprenda a fazer o rústico (e fácil) pão campeiro

De Nossa

11/04/2022 04h00

São muitos os motivos para dedicar uma parte do seu dia para preparar um pão campeiro em casa. Típico do Uruguai, ele faz o estilo de casca grossa, mas cultiva o interior macio e saboroso.

Também não precisa de muito para dar certo. A começar pelos ingredientes, que geralmente já estão no armário da cozinha. Além do trio principal — farinha, água e sal —, leva açúcar, fermento biológico seco mais banha ou manteiga.

Quem ensina o passo a passo é o influenciador Pedro de Bem, durante o episódio do programa "Cozinha por Aí", de Nossa, dedicado ao sanduíche gaúcho xis.

Ativação do fermento

Cozinha Por Aí - xis gaúcho e banana - Cozinha por Aí/UOL - Cozinha por Aí/UOL
Pão pode ser moldado do jeito que preferir
Imagem: Cozinha por Aí/UOL

A primeira etapa da receita consiste na ativação do fermento. É ela que garante o crescimento do pão.

Para isso, basta juntar a quantidade indicada em água morna, misturar com o garfo e, sem parar de mexer, verter farinha de trigo.

Após formar uma mistura homogênea, espere 20 minutos para juntar aos demais ingredientes.

Descanso em duas etapas

Cozinha Por Aí - xis gaúcho e banana - Cozinha por Aí/UOL - Cozinha por Aí/UOL
Casca firme e interior macio
Imagem: Cozinha por Aí/UOL

Na receita de Pedro, o pão passa por fermentação dupla. Isso significa que, primeiro, a massa repousa em temperatura ambiente por uma hora e meia.

Depois de repartida e boleada no formato desejado, enfrenta outro processo de fermentação. Dessa vez, só de uma hora e com pano úmido por cima. Nesta etapa, ela dobrará de tamanho e estará prontinha para assar no forno.

Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:

Pão campeiro

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Cozinha por Aí
Relembre a temporada

Cozinha por Aí - cordeiro, chimarrão e molho - Cozinha por Aí/UOL - Cozinha por Aí/UOL
Na 1ª temporada de "Cozinha por Aí", Pedro viajou pelo Rio Grande do Sul
Imagem: Cozinha por Aí/UOL

Quer mais receitas na brasa e belos cenários ao sul do país? Assista aos preparos de bife ancho e camarões na praia de Atlântida, aprenda a fazer espetinhos e peixe na brasa às margens do rio na linda região de Maquiné, confira a barriga de porco em Cachoeira do Sul e entenda todo o processo do nhoque de mandioquinha, da pizza na churrasqueira e do pancho, o hot dog uruguaio, no vinhedo Altos da Pinta, na cidade de Pinto Bandeira.