Siga o Copo

Siga o Copo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Meu drinque latino: Colômbia-raiz chega ao Brasil e seu nome é Laura

Está nas bocas, nos copos, nas listas: a América Latina é "o lugar" para comer e beber em 2023. Se no Brasil e nos vizinhos, por muito tempo, a atenção se voltava ao que acontecia nos Estados Unidos e na Europa, hoje é nosso quintal que faz a gente pensar "por que o mundo todo ainda não conhece tudo isso?".

Esse momento começou pela comida, em que grandes expoentes hablam español. Uma das maiores é a colombiana Leonor Espinosa, que estampa Bogotá no mapa e tem em sua prateleira reconhecimento de gigantes (de 50Best a Restaurant) com seu LEO.

Mas se o assunto é beber, Leo abre a sala para Laura, sua filha única, a comandante do La Sala de Laura - 80° melhor bar do mundo, segundo o 50 Best Bars 2023.

Balcão do La Sala de Laura, em Bogotá
Balcão do La Sala de Laura, em Bogotá Imagem: SIMON BOSCH PHOTOGRAPHY

A sommelier, mixologista e especialista em sustentabilidade aterrissa no Brasil no fim de novembro e traz para nós a Colômbia com um olhar de raiz sobre a coquetelaria e todo o universo que cerca o país (biomas, história e gente, muita gente).

É a hora e a vez da América Latina?

Em conversa exclusiva à coluna, antes de sua vinda ao Brasil, Laura diz que sim, é nossa hora. E isso se deve ao que nem mesmo nós, latinos, explorávamos até pouco tempo.

Existe uma variedade ampla de ingredientes, tradições e técnicas que proporcionam aos profissionais de bebida oportunidades criativas para se destacarem no cenário internacional, afirma. Por que agora estamos atentos? Orgulho e vontade de inovar.

Laura Hernández Espinosa
Laura Hernández Espinosa Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Mas não basta essa gana estar somente nas coqueteleiras e misturadores. Laura trabalha e enfatiza que a curiosidade também deve ser fomentada entre produtores locais e, claro, o público. Para isso: divulgação e educação. E que forma melhor que faz isso num balcão de bar?

E a conversa não fica só na Colômbia - temos exemplos aqui no Brasil com o também premiado SubAstor, destaque dos argentinos e, como mais iniciativas queridas de Laura:

"Gosto muito o que faz o Lady Bee, em Lima, Juliana em Guayaquil e no Brasil, tenho muita vontade conhecer mais bares, mas creio que Tan Tan e Liquor Store têm propostas muito sólidas", afirma.

De viche a Gabo

Falando de sua terra-natal, Laura elenca entre as mais populares a aguardente e a cerveja, mas se derrete pelo viche, um destilado ancestral de origem afrodescendente que está cada vez mais em evidência no país e alvo de estudo apaixonado da mixologista.

A bebida, aliás, hoje é alvo de acaloradas discussões num vai e vem de proibições da venda em cidades como a capital Bogotá e a famosa Medellín, apesar da bebida ser protegida por lei - imagina que seria o equivalente a proibirem a venda da cachaça por aqui.

Continua após a publicidade

Além do viche, pela Sala de Laura passeiam pelos misturadores, coqueteleiras e taças bebidas fermentadas, macerações e licores artesanais elaborados com botânicos encontrados somente na Colômbia e toda a carta é desenhada a partir de ingredientes dos biomas locais (como nosso SubAstor).

Com seis destilados de fabricação própria e colaboração com comunidades locais produtoras de ingredientes tão únicos, as tradições nativas e ancestrais desembocam em uma mixologia com aromas de renovação.

Destilados produzidos no La Sala de Laura
Destilados produzidos no La Sala de Laura Imagem: Divulgação

Entre montanha, deserto, selva e mais ecossistemas, Laura e sua trupe exploram geografia, cultura e história em criações únicas. A pedido da coluna, Laura destaca alguns de seus queridinhos:

TERRITORIO No. 6
TERRITORIO No. 6 Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Da serie Territorio (2021-2022), o TERRITORIO No. 6, com o destilado de folha de coca e nibs de cacau batizado Piedemonte, vermute rosso, perfume de baunilha selvagem e pipa aromática; e o TERRITORIO No. 10, com o destilado de gulupa batizado Montaña, destilado de feijoa 472, Lillet Blanc, Bitter Bianco, azeites de achiote e arrayán, tintura de huito.

Da série atual, chamada Reminiscencias (2022-2023) - que propõe resgate de memórias colombianas em uma "gastronomía líquida", o Lluvia con sol, com destilado de Pronto Alivio, shrub de archucha e espumante; La Panadería de la esquina que resgata a escrita de Gabriel García Márquez com o destilado de mel Bosque de Niebla, extrato de brioche e pão tostado, baunilha selvagem. Servido com porções de queijo e goiaba.

Colômbia, onde estava você até hoje?

A Sala de Laura nasceu em 2021 em um país ainda misterioso até para nós brasileiros, vizinhos tão próximos e com mais semelhanças que diferenças.

Essa colunista, que já esteve em solo colombiano em 2018 ainda com uma lente limitadíssima das más notícias, Gabo, Rincón e Valderrama, não poderia estar mais ansiosa por começar com Laura uma série de pitacos, entrevistas e reflexões latino-biriteiras. Aguardem.

Tão perto e tão desconhecida. Brasil, é hora de conhecer a Colômbia.

Continua após a publicidade

E se você está em São Paulo entre 19 e 21 e tiver a oportunidade de ter um gostinho do trabalho de Laura, segue o serviço:

19/11, de 12h a 17h, na Sede261 (Rua Benjamim Egas, 261 - Pinheiros)
20/11, às 19h30, no Restaurante Maní (Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano)
Reservas: reservasmani@manimanioca.com.br ou pelo telefone (11) 97473-8994
Valor: R$ 890
21/11, da The Liquor Store (Alameda Franca, 1151 - 1º andar - Jardins)
Reservas: https://www.getinapp.com.br/sao-paulo/the-liquor-store

*Trilha sugerida para harmonização com esta coluna: Meu Sangue Latino, Secos & Molhados

Quem quiser bater um papinho, sou a @sigaocopo no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes