Avião que levou Botafogo tem assentos VIP e teve reforma de R$ 60 milhões

O avião dos Patriots, que levou o Botafogo ao Catar e recebeu críticas dos jogadores brasileiros, é personalizado, tem configuração VIP e participou de missões humanitárias na pandemia.

O que aconteceu

A aeronave é um Boeing 767-300ER e foi apelidada de "AirKraft" como uma homenagem ao proprietário do New England Patriots, Robert Kraft. O nome é um trocadilho entre "aircraft" (aeronave) e o sobrenome de Kraft, refletindo sua influência direta na aquisição e personalização das aeronaves para atender às necessidades da franquia da NFL.

O avião foi adquirido em 2017 e é operado por uma companhia aérea. Segundo o site especializado Simple Flying, os dois modelos comprados foram entregues originalmente à American Airlines em 1991, somando mais de 30 anos de operação. As aeronaves pertencem à LLC, empresa baseada em Foxborough, Massachusetts, e atualmente são operadas pela Omni Air International, que gerencia manutenção e tripulação.

Após a compra, a aeronave foi completamente customizada. Ela ganhou pintura nas cores azul, vermelho e branco, além do logotipo dos Patriots e ilustrações dos troféus Vince Lombardi na cauda.

Internamente, o avião possui assentos premium semelhantes aos de primeira classe doméstica, adequados para jogadores de grande porte. Essas modificações garantem mais espaço e conforto para a equipe durante longas viagens.

O Boeing 767 utiliza sistemas aviônicos Rockwell Collins, com telas CRT que integram o sistema de instrumentos de voo eletrônico (EFIS). Além disso, ele conta com um sistema de alerta de tripulação, conforme descrito pela Simple Flying. Essa configuração é semelhante à do Boeing 757, permitindo certificação de tipo comum para pilotos das duas aeronaves.

O avião é equipado com motores General Electric CF6 e voa regularmente para transportar o time dos Patriots. O custo total da aquisição e personalização das duas aeronaves adquiridas pela franquia foi de aproximadamente US$ 10 milhões (R$ 60 milhões).

Durante a pandemia de covid-19, o AirKraft transportou mais de 1,2 milhão de máscaras da China para os Estados Unidos. Além disso, em 2021, foi utilizado para levar profissionais de saúde ao Super Bowl LV, segundo o site One Mile at a Time. Durante uma temporada regular da NFL, acumulou 44 horas de voo e percorreu 27.000 quilômetros transportando a equipe para jogos fora de casa.

Configuração interna do AirKraft apresenta assentos customizados, para acomodar melhor os atletas
Configuração interna do AirKraft apresenta assentos customizados, para acomodar melhor os atletas Imagem: Reprodução/Patriots
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O voo do Botafogo no AirKraft

O Botafogo utilizou o Boeing 767-300ER do New England Patriots para viajar ao Catar, onde disputou a Copa Intercontinental. A decisão de usar a aeronave foi resultado de uma gentileza de Robert Kraft, que é amigo de John Textor, controlador da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo.

No entanto, a experiência não foi totalmente positiva para os jogadores. Apesar da configuração VIP da aeronave, houve desconforto no voo de cerca de 15 horas entre o Rio de Janeiro e Doha, devido à ocupação de poltronas mais confortáveis pela diretoria do clube, enquanto parte do elenco enfrentou assentos menos espaçosos.

A viagem também incluiu uma parada técnica em Rabat, no Marrocos, o que prolongou o tempo de deslocamento. Durante o trajeto, relatos indicam que o cansaço se tornou evidente, com jogadores apresentando sinais de irritação e desconforto. Um atleta chegou a deitar no chão da aeronave para tentar descansar melhor, evidenciando o impacto da logística sobre o desempenho da delegação.

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